III Enneabi

Relatos de experiência e assembleia geral marcam último dia do III Enneabi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2017 16h24, última modificação 10/10/2023 12h33
Programação foi encerrada com atividades no Campus Centro e no Campus Guarus.
Relatos de experiência e assembleia geral marcam último dia do III Enneabi

O último dia de programação do III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (III Enneabi) recebeu atividades variadas realizadas no Campus Centro e no Campus Guarus, no último dia 9 de outubro.

A programação teve início pela manhã no Campus Guarus, com a apresentação da banda IFFinitos. Em seguida, o Neabi do Campus Quissamã apresentou a atividade intitulada "A Dança da Semana Cultural Poética", no auditório Jorge Roberto de Faria, que também recebeu uma apresentação de dança afro percussão. Na parte da tarde foram realizadas as sessões de relatos de experiência nas salas do campus. Entre as apresentações, o estudante Lucas Elyseu, da UFF, exibiu o trabalho intitulado "Vozes de Tapera", fruto de atividades realizadas no Colégio Estadual Joaquim Atayde, no bairro da Tapera, em Campos dos Goytacazes-RJ. O relato trouxe experiências de racismo e de guerras de facções vivenciadas pelos alunos da escola no cotidiano. "O objetivo é compreender a importância de uma prática de ensino étnico-racial nos seguimentos escolares da Geografia", ressaltou Lucas.

Já no Campus Centro, foi realizada a Assembleia Geral dos Neabi's de toda a rede federal, no auditório Reginaldo Rangel. Estiveram em pauta questões como a institucionalização dos Neabi's e discussões envolvendo os possíveis atos de racismo contra os estudantes do IF Maranhão (IFMA) que estavam alojados no campusO Instituto Federal Fluminense vai instaurar uma comissão de sindicância para apurar os fatos ocorridos.

O evento reuniu ao todo cerca de 600 inscritos e 73 atividades, entre comunicações orais, banners e relatos de experiência durante os dias 07 a 09 de novembro de 2017.

Acesse AQUI o álbum de fotos.