Ciência e Tecnologia

XII Confict e V Conpg superam desafio de realizar atividades online pela primeira vez

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/10/2020 19h07, última modificação 10/10/2023 13h04
Eventos tradicionais realizados pela Uenf, IFF e UFF envolveram estudantes, pesquisadores e comunidade na promoção da ciência.

Cerimônia de Encerramento e Premiação foi realizada às 17h, no facebook da Uenf. Na foto, no alto à esquerda, Valdirene Moreira Gomes (Uenf), ao lado, Maria Cristina Gaglianon (Uenf); abaixo, Vanuza Ney (UFF) e Pedro Castelo Branco (IFF).

2020 está sendo um ano desafiador para todos. Sem dúvidas. Com a pandemia de Covid-19, a lógica do “o que” e “como fazer” de muitas atividades foi completamente alterada e, com toda certeza, os grandes eventos foram profundamente afetados devido às medidas de distanciamento social.

Se realizar um evento presencial do porte do XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) - que reúnem milhares de pesquisadores e estudantes da Uenf, IFF e UFF, além de convidados e comunidade externa - já é um trabalho gigantesco, imagine formatar todo este know how de mais de 10 anos em uma experiência totalmente nova, para plataformas digitais com todas as atividades remotas?

Neste ano foi assim. No lugar de auditórios, salas e Centro de Convenções cheios de encontros, interações e trocas presenciais, tudo foi transportado para o ambiente virtual num esforço máximo para alcançar o objetivo dos eventos: apresentar as pesquisas desenvolvidas e discutir temas que envolvem a Ciência.

Os dois Congressos, realizados em conjunto dos dias 13 a 16 de outubro, reuniram 1.304 trabalhos em 51 eixos temáticos, sendo 288 do IFF - 140 pesquisas de Iniciação Científica (Confict) e 148 de Pós-graduação (Conpg).

Com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, teve programação aberta ao público com palestras e atividades culturais transmitidas pelo Facebook da Uenf, apresentações orais de pesquisas por meio de webconferências, no Google Meet, além das apresentações de pesquisas no Site Oficial do evento por meio da publicação de resumos e vídeos explicativos – substituindo os tradicionais banners -, com possibilidade de interação com os autores pelo envio de comentários, perguntas ou sugestões.

"Mesmo em um momento tão ímpar, creio que conseguimos realizar nossos eventos de modo bastante satisfatório. De modo totalmente virtual, tivemos ótimas palestras e nossos estudantes conseguiram expor seus trabalhos da maneira possível no momento. Se não foram possíveis as apresentações de banner tradicionais, houve a possibilidade do vídeo explicativo para complementar o resumo. No lugar das apresentações orais que tradicionalmente ocorrem nos auditórios, tivemos salas de webconferência síncronas, que permitiram o mesmo tipo de exposição dos trabalhos. Enfim, nos esmeramos para oferecer o melhor possível, dentro da realidade vivida”, ressalta o diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica e coordenador dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFF, Pedro Castelo Branco.

Premiação:

Na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, foi realizada a cerimônia de encerramento dos eventos que, tradicionalmente também envolve a premiação dos melhores trabalhos. No caso do IFF, o resultado dos contemplados será divulgado na semana que vem. De acordo com a organização, o sistema ainda está recebendo as avaliações das pesquisas e por isso não foi possível fechar o resultado nesta sexta.

A cerimônia de encerramento virtual foi conduzida pela assessora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Uenf, Maria Cristina Gaglianone. Ela agradeceu a participação das instituições promotoras dos eventos e recordou que em algum momento pensou que seria impossível realizar este ano, mas “com muita garra de todas as comissões conseguimos fazer de uma maneira diferente, mas com muita dedicação”.

Na sequência, Pedro Castelo Branco (IFF) falou que, apesar das dificuldades, conseguiram realizar os eventos e oferecer o melhor possível. “Gostaria de agradecer a participação de nossos estudantes, que mesmo em um momento tão turbulento, submeteram seus resumos, muitos fizeram o upload de vídeos que enriqueceram os trabalhos submetidos e, nos casos aplicáveis, fizeram as apresentações orais com muito empenho e dedicação”.

Após, Vanuza Ney, professora da UFF, falou sobre a emoção do momento, comparando-a à mesma emoção sentida nos outros anos, dentro do Centro de Convenções da Uenf. “Esta emoção pode ser explicada pela alegria e participação de todos vocês. Este ano tivemos uma prova, que foi um desafio, de realizar este evento da melhor maneira possível, de forma remota. É claro que sentimos falta de muita coisa, esta nova modalidade não substitui o nosso congresso. Senti falta do abraço, do burburinho, dos funcionários, mas por outro lado senti muito afeto mesmo por uma câmera, por uma conexão e, de fato, nós estamos aqui apesar da pandemia. E isso mostra a coragem de todos vocês, a coragem de acreditar neste evento, a vontade de participar e, acima de tudo, neste momento em que vivemos, a gente costuma dizer que nós vivemos pandemia, mas também vivemos um momento de grande crise política e educacional no nosso país. Então, mais do que nunca, este é um evento de resistência”, destacou.

Em seguida, ela anunciou os premiados da UFF; Maria Cristina apresentou os premiados do Confict, pela Uenf, e, finalizando, a professora Valdirene Moreira Gomes falou dos premiados do Conpg, pela Uenf.

registrado em: , , ,