Com a conclusão da reestruturação do núcleo de sustentabilidade,  em 29 de abril de 2021,  seguimos com a elaboração do plano de logística sustentável (PLS) do IFF, atendendo assim os decretos nº 7.746, de 5 de junho de 2012 e nº 9.178, de 23 de outubro de 2017. Os temas a serem tratados no PLS são: infraestrutura, equipamentos eficientes, materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações, e uso de energia renovável.

As proposições elencadas no plano buscarão metas a serem alcançadas de investimento e retorno de redução do custeio, possibilitando assim melhor utilização dos recursos da instituição tornando esta em referência de gestão sustentável.

No que diz respeito à energia elétrica, foi feito um levantamento para acompanhar o consumo no decorrer do último ano. Os valores encontram-se apresentados abaixo:

Os valores apresentados ainda denotam o cuidado de todos os campi com a temática da redução do consumo e os valores continuam semelhantes ao do último ano com a manutenção abaixo dos valores anteriores de 2019, isso em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já que com a manutenção apenas das atividades presenciais essenciais, do trabalho remoto dos servidores e das atividades pedagógicas não presenciais junto aos alunos, um dos resultados percebidos foi a diminuição do consumo de energia elétrica nos campi.

Pelos gráficos abaixo podemos acompanhar a variação do consumo por entre os anos de 2020 e 2021:

* Campus Cambuci não teve consumo de ponta pelos dois anos;
** A variação de consumo de ponta não pode ser verificada no caso do Polo de Inovação devido a inexistência de dados do ano de 2021;
*** As unidades de Cordeiro e Maricá não puderam ter a variação calculada devido a inexistência de dados dos anos de 2020 e 2021;
**** Os campi Quissamã, Cabo Frio e Campos Centro não puderem ter sua variação calculada pelo fato de faltar informações do ano de 2020.

* A variação de consumo de ponta não pode ser verificada no caso do Polo de Inovação devido a inexistência de dados do ano de 2021;
** As unidades de Cordeiro e Maricá não puderam ter a variação calculada devido a inexistência de dados dos anos de 2020 e 2021;
*** Os campi Quissamã, Cabo Frio e Campos Centro não puderem ter sua variação calculada pelo fato de faltar informações do ano de 2020.

Já o que diz respeito ao consumo de água em nossas unidades, temos as seguintes informações:

* Os campi Cambuci e Itaperuna não utilizam o serviço de concessionárias;
** Não obtivemos informações das unidades Maricá, Polo de Inovação e Cordeiro.

Em relação a energia fotovoltaica o Instituto Federal Fluminense empenhou um total de 42 usinas no valor total de R$3.212.555,29, sendo R$1.461.389,53 de fonte de recurso da SETEC e R$1.751.165,76 de recursos de emendas parlamentares.

Segundo a Pró-Reitoria de Administração, duas empresas foram contratadas para execução dos serviços de instalação dos sistemas fotovoltaicos nos campi do IFF. A empresa MOOVE ENERGIA SOLAR LTDA-ME foi contratada para executar as instalações dos sistemas fotovoltaicos nos campi: Campos Centro; Campos Guarus; Quissamã; Itaperuna; Bom Jesus; Macaé; e Cabo Frio, utilizando-se dos recursos de emendas parlamentares, tendo concluído as instalações.
A empresa Sices Brasil S/A, foi contratada para instalar os sistemas nas unidades: Reitoria; Polo de Inovação; campus Avançado de São João da Barra; campus Santo Antônio de Pádua; campus avançado de Maricá; campus avançado de Cambuci, utilizando-se dos recursos oriundos da SETEC. Houve atrasos na execução das etapas do cronograma por parte da empresa e não cumprimento do contrato no prazo de vigência; foi instaurado o processo administrativo por meio do Processo Eletrônico 23317.002135.2021-84, referente a apuração de irregularidades na execução do contrato Nº 27/2019, firmado com a empresa Sices Brasil S/A e o contrato foi encerrado na data de 31 de maio de 2021, sendo que a empresa não cumpriu as obrigações contratuais e a administração do IFFluminense, através do Processo administrativo 23317.002135.2021-84 que encontra-se em análise jurídica na Procuradoria Federal do IFFluminense, recomendou a aplicação de sanções e multa à empresa.

Atualmente o IFF está elaborando um edital para contratação de uma empresa para instalar os sistemas nas unidades, Reitoria; Polo de Inovação; campus Avançado de São João da Barra; campus Santo Antônio de Pádua; campus avançado de Maricá; campus avançado de Cambuci, considerando que a Sices entregou parcialmente os materiais que compõe os sistemas fotovoltaicos.

Seguem informações levantadas junto as nossas unidades:

Houve aquisição de módulos de geradores de energia solar fotovoltaicos por parte da unidade administrativa?

A instalação foi concluída?

A unidade administrativa atualmente consome a energia produzida pela usina?

8 resposta

Atualmente existe energia excedente produzida pela usina?

Núcleo de Sustentabilidade do IFF
Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Pq. Santo Antônio • Campos dos Goytacazes/RJ • CEP.: 28080-565
E-mail: xxxxxx@iff.edu.br • Tel.: (22) 99952-2161