Grupo de trabalho responsável por liderar as ações de diagnóstico de sustentabilidade da instituição, conforme a metodologia GRI (Global Reporting Initiative) e mantê-lo atualizado através de relatórios anuais.
Os dados dos mapeamentos são utilizados para elaboração de novas propostas de formação pessoal para nossa comunidade e também de operacionalização das nossas ações institucionais.
O Grupo atualmente é composto pelos seguintes integrantes do NUSIFF:
- Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento;
- Cristina Alves Baptista;
- Sylvio Botelho Junior;
- Aryvaldo da Silva Machado;
- Sheler Martins de Souza;
- Vicente de Paulo Santos de Oliveira.
Objetivos
Realizar o diagnóstico de sustentabilidade promovendo o diálogo entre gestores, servidores e terceirizados, no intuito de garantir a coletividade e sustentabilidade das ações adotadas;
Mapear as ações desenvolvidas e em andamento nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Infraestrutura e Cultura da Sustentabilidade Institucional, conforme orientações para TVETs da UNESCO;
Mapear os gastos da instituição com energia, água, materiais de escritório, entre outros.
Ações
Através de várias reuniões realizadas, o grupo se debruçou sobre a metodologia GRI (Global Reporting Initiative) e sobre o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) usando-os como base para a formulação das questões que iriam compor questionário do diagnóstico de sustentabilidade.
Durante o levantamento dessas perguntas ficou-se evidenciado que se tratariam de formulários diferentes que seriam utilizados para a captação dessas informações por áreas/perspectivas, sendo essas as seguintes:
- Ensino;
- Pesquisa, inovação e extensão sob a perspectiva das ciências da natureza;
- Pesquisa, inovação e extensão sob a perspectiva das social, cultural e humanística;
- Infraestrutura;
- Institucional.
Além disso, foram criados formulários para captação das seguintes informações:
- Utilização de Usinas fotovoltaicas;
- Informações sobre o consumo de energia;
- Informações sobre o consumo de água.
O Quadro ao lado apresenta o cronograma de atividades que se seguiram no grupo de diagnóstico.
Conforme o cronograma, no dia 05 de outubro de 2021, o NUSIFF apresentou para o Colégio de Dirigentes as ações realizadas no decorrer do ano. Dentro das diversas atividades foi dado ênfase na realização do diagnóstico de sustentabilidade da instituição que, segundo informações anteriores, será o primeiro deste tipo feito na instituição.
As informações captadas pelo levantamento e apresentadas no relatório nos darão condições de, conforme o regulamento do próprio núcleo, integrar, propor e implementar ações de sustentabilidade no âmbito do Instituto Federal Fluminense, buscando alcançar um modelo de Gestão Sustentável.