Perguntas Frequentes Sobre o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias
Quando é publicado o edital do processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET)?
O edital do processo seletivo do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) é publicado apenas 1 vez por ano, geralmente no início do segundo semestre.
Quem pode se inscrever no processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET)?
Atualmente, o processo seletivo é aberto aos portadores de diploma de Curso de Graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação (MEC), que possuam interesse em aprofundar seus estudos na área de Ensino. O candidato deve ter ciência da necessidade de estar alinhado com a Área de Concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e suas Tecnologias.
Como é o processo seletivo para ingresso no curso?
Atualmente, o processo seletivo do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) é constituído de três etapas obrigatórias:
- Primeira etapa: Prova de Conhecimentos Específicos (caráter eliminatório).
- Segunda etapa: Análise da Documentação e Currículo (caráter eliminatório).
- Terceira etapa: Arguição Oral (caráter eliminatório).
Tem bolsa de estudos?
Não. Por ser da modalidade profissional, o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) não oferece bolsa de estudos.
Em que dias as disciplinas são ministradas?
As disciplinas são ministradas às quartas e quintas. Para visualizar os calendários acadêmicos clique em (inserir link do calendário acadêmico)
Quanto tempo dura o curso?
O curso de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Por solicitação justificada do Professor Orientador, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até 6 (seis) meses, além da duração prevista no currículo, mediante aprovação do colegiado.
O curso exige dedicação em tempo integral?
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades acadêmicas, elaborar sua dissertação, produto educacional, entre outros. Durante o processo seletivo o aluno deve enviar o(s) termo(s) de compromisso de liberação da(s) instituição(ões) de trabalho de origem, conforme modelo apresentado no edital, caso o candidato possua vínculo empregatício; ou declaração assinada de que não possui vínculo empregatício, comprometendo-se a dedicar-se às atividades do mestrado.
Quais as disciplinas do curso?
Para visualizar a estrutura e organização curricular clique aqui.
Exigem proficiência em língua estrangeira para cursar o mestrado?
Sim. Os estudantes de Mestrado deverão demonstrar proficiência em Língua Inglesa. A demonstração de proficiência em Língua Inglesa será realizada mediante prova. Em caso de não aprovação, o estudante será submetido à nova avaliação, em data definida no calendário acadêmico. No caso de não haver aprovação na proficiência de Língua Inglesa, de acordo com o estipulado no parágrafo anterior, o estudante terá sua matrícula cancelada.