Notícias

Abertura

Programação diversificada abre X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/10/2018 16h00, última modificação 18/10/2018 15h44
Primeiro dia do evento contou com apresentações culturais, mesa de abertura e palestra com a professora Maria Margarida Martins Salomão.
Programação diversificada abre X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ

 A X edição da Mostra de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a II edição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi iniciada nesta terça-feira, dia 16 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ. 

 A abertura oficial do evento foi realizada com uma apresentação do grupo "Arte Lata", acompanhando a execução do hino nacional brasileiro com diversos instrumentos de percussão, feitos de latas, tambores e outros materiais reciclados.  Em seguida, houve a composição da mesa de abertura, com a presença da vice-reitora da Uenf, Teresa Peixoto; do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFF, Vicente de Oliveira; do pró-reitor de Extensão da UFRRJ, Roberto Carlos Costa Lelis; da representante do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, Cecília Souza e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, Olney Vieira da Motta. 

 "Para nós, do Instituto Federal Fluminense, é muito importante fazer parte da Mostra de Extensão com as demais Instituições presentes. Isso fortalece e faz ecoar o trabalho feito aqui no interior do Estado, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão", afirmou Vicente.  

 Ao fim da mesa, foi a vez de uma apresentação teatral de um grupo de adolescentes ex-moradores da comunidade da Linha, localizada em Campos-RJ. A encenação representou a sensação de pertencimento e de saudade dos jovens em relação à localidade em que moravam. 

 Uma das principais atrações do dia, a conferência de abertura intitulada "A universidade na Idade das Trevas", ministrada pela professora Maria Margarida Martins Salomão, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), buscou analisar o cenário da educação superior no Brasil nas últimas duas décadas, com a exposição de diversos dados e estatísticas. As atividades do primeiro dia do evento foram finalizadas com a realização de um coquetel para os participantes.

 A programação da Mostra de Extensão segue até o dia 20 de outubro. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.