CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Energia Renovável

Equipe do Campus São João da Barra trabalha em projeto de barco movido à energia solar

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 22/06/2017 14h39, última modificação 23/06/2017 13h06
O barco, que tem como um dos objetivos estimular o uso da energia solar, está sendo aperfeiçoado para participar, pela segunda vez, do Desafio Solar Brasil.

Estudantes trabalham no aperfeiçoamento da embarcação

A equipe Bismarck Solaris, do Campus Avançado São João da Barra, continua trabalhando no projeto da embarcação, modelo catamarã, que utiliza fonte renovável de energia solar, lançada em novembro do ano passado, durante a I Semana Acadêmica do campus. O projeto conta com a parceria do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes e do Campus Cabo Frio.

A formação da equipe Bismarck Solaris, coordenada pelos professores das áreas de metalurgia e de construção naval, Pedro Henrique Araújo e Valquíria Azevedo, faz parte do Projeto Integrador do Campus São João da Barra, por meio do qual os estudantes se engajam em atividades extracurriculares e interdisciplinares. A equipe é subdividida nas áreas de elétrica, estrutural, naval e marketing, o que possibilita aos alunos o aperfeiçoamento e a obtenção de conhecimentos cada vez mais amplos sobre suas respectivas funções dentro do projeto.

Desde o lançamento do barco a Bismarck Solaris já participou de barqueatas e regatas solares no Estado do Rio de Janeiro e de eventos no município de São João da Barra, como desfiles e procissão fluvial, além do Desafio Solar Brasil, realizado em Búzios-RJ, em dezembro de 2016, no qual conquistou o 7.º lugar. Neste ano, o barco está sendo aperfeiçoado, com a realização de testes mensais e reuniões semanais de discussão do projeto, para que a equipe possa participar mais uma vez da competição, que ainda não possui data de realização definida, em busca de melhores resultados.

O Desafio Solar Brasil é uma regata de barcos movidos à energia solar, promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

A competição testa, de maneira integrada, o conhecimento dos estudantes em Física, Matemática e Química, possibilitando, também, o desenvolvimento de noções de administração, comunicação, liderança e empreendedorismo.

“O Desafio conta com equipes de diversas universidades e instituições de ensino do Brasil, proporcionando a interação de estudantes de diferentes cursos e culturas, resultando em troca de tecnologia e um crescimento pessoal significativo. Além disso, os competidores desenvolvem noção de prazo, de hierarquia e respeito aos colegas de equipe e adversários. O Desafio Solar Brasil se apresenta como uma oportunidade ímpar para os envolvidos desenvolverem habilidades necessárias à inserção no mercado de trabalho, conhecimentos técnicos da área de naval, elétrica e mecânica”, destaca Pedro Henrique Araújo, professor e engenheiro Metalúrgico e de Materiais.