CAMPUS
SÃO JOÃO DA BARRA
O Ateliê NASCE, projeto do Núcleo de Artes, Cultura e Educação, promove experiências estéticas enriquecedoras e o desenvolvimento de habilidades artísticas por meio de oficinas, palestras com artistas, visitas a ateliês e exposições. Os estudantes criam projetos coletivos que culminam em uma exposição final. O objetivo é estimular criatividade, autoexpressão e apreço pelas artes, criando um ambiente inclusivo e inspirador para explorar e expandir o repertório cultural.
O desenho técnico é essencial para profissionais que trabalham com representações projetivas. Este projeto busca aprimorar o aprendizado por meio da cultura maker e da aprendizagem baseada em projetos (ABP). Estudantes utilizam softwares de desenho 3D e materiais sólidos para criar maquetes, ambientes e protótipos com programação em Arduino, explorando novas tecnologias e metodologias ativas para desenvolver habilidades práticas e técnicas no contexto projetivo.
Este projeto, relevante para a história da educação e valorização da comunidade escolar, visa preservar a memória institucional do Campus São João da Barra. Criado em 2014 no interior do RJ, o campus integra a expansão da Rede Federal iniciada em 2008 com a criação dos IFETs. Localizado em São João da Barra, município com 32.747 habitantes e forte tradição agrícola, pesqueira e portuária, o campus reforça o acesso à educação técnica e tecnológica em uma região marcada pelo complexo portuário do Açu.
O Game of Books: Clube da Leitura de Literatura Inglesa promove um ambiente crítico e interdisciplinar para explorar a literatura inglesa. Baseado em teorias de leitura ativa e abordagens socioculturais, integra ensino, pesquisa e extensão. Com discussões, análises e desafios literários, busca desenvolver habilidades interpretativas e analíticas. Divulgação em redes sociais e avaliações contínuas garantem a evolução do projeto, que fomenta uma comunidade acadêmica engajada e colaborativa.
Este projeto visa aprimorar a comunicação do Instituto Federal Fluminense campus São João da Barra por meio da plataforma Instagram, utilizando estratégias de marketing digital. A proposta inclui a participação ativa dos discentes na criação de conteúdo para as postagens, por meio da orientação da professora Sarita Erthal. A iniciativa busca fortalecer o relacionamento com a comunidade escolar, promover a imagem da instituição e aumentar o engajamento dos seguidores.
O Projeto PIPE busca manter a Horta Escolar como espaço de aprendizado prático, promovendo educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável. Os estudantes cultivarão alimentos, compreenderão o ciclo de vida das plantas e participarão da produção de uma composteira. O objetivo é conscientizar sobre a preservação ambiental e práticas sustentáveis na produção de alimentos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o aprendizado integrado.
Este Projeto visa otimizar o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) e a organização dos laboratórios de Hidráulica, Pneumática, Usinagem e Soldagem do IFF Campus São João da Barra. Com alunos de Eletromecânica, aplica práticas de PCM e 5S para melhorar eficiência, segurança e disponibilidade dos equipamentos, além de desenvolver habilidades práticas e trabalho em equipe. O projeto fortalece vínculos institucionais, estimula produção científica e enriquece a experiência acadêmica dos estudantes.
O projeto promove a formação integral por meio da música e dança, incentivando a fruição cultural, o protagonismo estudantil e a integração entre a comunidade escolar e externa. Com dinâmicas e oficinas de ritmo, arranjo, vocais e apresentações de repertórios variados, busca ampliar a experiência cultural. A vocação extensionista inclui eventos institucionais, parcerias com outros projetos e apresentações em diferentes campi, fortalecendo o vínculo entre os participantes e a comunidade.
O projeto "Science Makers" integra a cultura maker no ensino de ciências, utilizando tecnologias como impressão 3D e corte à laser para criar modelos didáticos inovadores nas áreas de física, química, biologia e matemática. O objetivo é proporcionar uma experiência prática e envolvente, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas, críticas e de resolução de problemas, preparando os discentes para os desafios do século XXI.
O DUNA − Desafio Universitário de Nautidesign − é uma competição internacional de construção de embarcações em escala reduzida. Estudantes desenvolvem modelos funcionais movidos por bateria, passando por provas que avaliam pesquisa, inovação e qualidade. O projeto oferece aos alunos do SJBoats à oportunidade de competir nacionalmente, integrando educação, pesquisa e extensão, promovendo uma abordagem interdisciplinar e podendo gerar uma competição municipal no futuro.
O projeto "BOTS STEAM" visa integrar ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática no aprendizado de robótica. Os estudantes constroem robôs com Lego, Arduino e robôs de combate, estimulando criatividade, solução de problemas e trabalho colaborativo. O projeto firma parcerias com equipes de robótica locais e usa a infraestrutura do Labmaker, como kits Arduino e impressora 3D. O objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, especialmente com as mudanças do Porto do Açu.
O PIPE "SJBytes" visa promover a cultura Maker no ensino-aprendizado colaborativo, estimulando o pensamento computacional por meio de Robótica Educacional, Impressão 3D, corte CNC e a Plataforma Arduino. O projeto explora ferramentas como Arduino, ESP32, TinkerCad e sensores eletroeletrônicos, desenvolvendo habilidades em lógica, algoritmos e soluções computacionais. O objetivo é capacitar os estudantes para a quarta revolução industrial, preparando-os para o mercado de trabalho com a educação 4.0.
O projeto Solaris vem competindo no Desafio Solar Brasil (DSB), regata de embarcações solares, com uma equipe formada por estudantes e servidores do IFF CASJB, IFF Cabo Frio e Polo de Inovação. A embarcação é movida por energia solar fotovoltaica, com módulos solares, sistema de controle e propulsão. Estudantes realizam tarefas como montagem e manutenção da embarcação, desenvolvendo aprendizado prático e colaborativo, com orientação dos servidores, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.
O projeto visa combater o sedentarismo, que afeta 84% dos adolescentes brasileiros, estimulando um estilo de vida ativo entre estudantes, servidores e a comunidade escolar. A proposta é promover o autocuidado nas dimensões Movimento diário, Alimentação natural, Inteligência emocional e Sono reparador (M.A.I.S). O projeto é desenvolvido, com atividades teóricas e práticas para melhorar a saúde física e mental, e também o desempenho escolar.
Este projeto visa investigar o impacto das redes sociais e da inteligência artificial (IA) na sociedade, abordando questões como privacidade, polarização, discriminação e desigualdades sociais. Além disso, explora o potencial educacional dessas tecnologias, com uma abordagem interdisciplinar que integra sociologia, tecnologia e ética. O objetivo é promover uma reflexão sobre o uso responsável e ético das tecnologias digitais na sociedade contemporânea.