CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > São João da Barra > Cursos

topo_educacao_basica.png

Topo cursos FIC e Livres

Cursos objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais..

Requisito da seleção: Estabelecido em edital.

Topo dos Cursos FIC por Itinerário Formativo

O itinerário formativo é estruturado de modo articulado, com possibilidade de ingresso, conclusão e retorno a etapas formativas.

Botão do Itinerário Formativo em Eletrotécnica

O itinerário formativo em eletrotécnica é composto por 4 (quatro) módulos. O aluno tem direito a certificações ao final de cada módulo, e caso complete os quatro módulos com êxito recebe o título de técnico em eletrotécnica. O itinerário formativo em eletrotécnica é configurado da seguinte forma:

  1. FIC de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
  2. FIC de Eletricista Industrial
  3. FIC de Montador de Painéis Elétricos
  4. Módulo de terminalidade para obter o título de técnico em eletrotécnica.

Requisito da seleção: Para cursar os três primeiros módulos é exigido que o aluno apresente comprovante de conclusão do ensino fundamental, sendo exigida a conclusão do ensino médio apenas no 4º módulo. Demais requisitos são estabelecido em edital.

TopoTecIntegrado.jpg

Nessa forma de oferta, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no próprio IFFluminense. 

Requisito da seleção: Ter concluído o Ensino Fundamental.

Capa do Curso de Tecnico em Construção Naval

Construção Naval

Atua na produção, instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos contínuos e discretos, localizados, predominantemente, no segmento da indústria naval. A essas atividades se somam o segmento ambiental e de serviços, bem como participação no projeto, planejamento e supervisão de processos ligados a sua área e execução de operações de pesquisa, controle de qualidade e segurança operacional.

Capa do Curso Técnico em Petróleo & Gás

Petróleo e Gás/Oil and Gas:

Opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural. Auxilia e atua na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos. Determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Topo de Página para Cursos Técnicos Concomitantes

Nessa forma de oferta, a formação técnica é feita no IFF e o Ensino Médio é cursado em outra instituição.

Requisito da seleção: Estar cursando a partir do 2º ano/série ou já ter concluído o Ensino Médio.

Capa do Curso Técnico em Eletromecânica

Eletromecânica/Electrial Mechanics:

Atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

TopoTecSubsequente.jpg

Nessa forma de oferta, os cursos são desenvolvidos para quem já tenha concluído o Ensino Médio.

Requisito da seleção: Ter concluído o Ensino Médio.

Capa do Curso Técnico em Eletrotécnica

Eletrotécnica/Electrical Technician:

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

topo_pos.png

TopoLato.jpg

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu são direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados em nível superior: tecnólogos, licenciados ou bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas e encontram-se nesta categoria os cursos de especialização e os cursos de aperfeiçoamento.

botao_Gestao_Recursos_Hídricos.jpg

Especialização em Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos

Objetivos gerais: Possibilitar a gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos articulando qualidade e quantidade da água, aspectos legais e regulatórios, institucionais e ambientais. Contribuir para uma gestão sustentável das águas provendo profissionais capacitados para atuação no mercado de trabalho, bem como para atuarem no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e seus correspondentes estaduais.

Topostricto.jpg

São cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. 

PROFNIT1.jpg

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação visa ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica e nos ambientes promotores de inovação nos diversos setores. O mestrado é ofertado em parceria entre o Polo de Inovação do IFFluminense e o Campus Avançado São João da Barra.

Áreas de Concentração:
  • Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.
Linhas de Pesquisa:
  • Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação em Núcleos de Inovação Tecnológica.
Público-alvo: 
  • Candidatos com curso superior que atuam no mercado e que desejam aprofundar o conhecimento e tratar das inovações e registros de seus produtos e serviços.