Sobre a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação

Saiba mais sobre a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação do IFF

Quem somos

A Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação (Escola de Formação) do Instituto Federal Fluminense (IFF) faz parte da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e tem por objetivo promover, apoiar e divulgar ações de formação continuada aos servidores, em alinhamento com os objetivos institucionais do IFF. Com foco principal na demanda interna, a Escola de Formação possibilita a participação de servidores das esferas federal, municipal e estadual em algumas ações por ela promovidas, mantendo seu compromisso de promover formação continuada aos trabalhadores públicos do território de abrangência do IFFluminense.

Atualmente, a Escola de Formação conta com uma estrutura física instalada na Reitoria do IFF, composta de sala para a realização de capacitações, site próprio para divulgações das ações e utiliza a plataforma Moodle da EaD do IFF para a realização das ações de desenvolvimento semipresenciais ou a distância.

A formação continuada deve ser permanente na vida e no decorrer do exercício de uma profissão, podendo se apresentar em diferentes formatos e por meio de diferentes recursos presenciais ou a distância. Segundo Nóvoa (1992, p.25), “[...] Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional”. Para tanto, é preciso que se ampliem oportunidades formais e não-formais em que os trabalhadores possam trocar suas experiências, seus saberes e pontos de vista.

Compreendendo a importância primordial da formação para o desenvolvimento dos servidores, professores e técnico-administrativos em educação, o IFFluminense vem, ao longo dos anos, investindo em capacitação e na elevação dos níveis de formação de seus servidores. Na certeza de que a formação deve ser permanente, especialmente numa instituição cujos profissionais lidam com a construção, produção e disseminação do conhecimento, o IFFluminense inaugura a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.
Concebida com objetivo de promover formação continuada aos trabalhadores públicos, em especial, os trabalhadores da educação, a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação foi criada em 17 de março de 2015, sendo um dos cinco pilares do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação em Educação do IFFluminense, de acordo com a Resolução N.º 10/2015. Tendo em vista a implementação de ações educacionais e públicas que buscavam contribuir para alavancar o pleno desenvolvimento do território de abrangência do IFFluminense, a Escola de Formação iniciou a promoção de ações, tais como: cursos presenciais, semipresenciais ou a distância; grupos permanentes de estudos e eventos técnico-científicos.
Em 2016, os setores que compõem a Reitoria passaram por reformulações, dentre elas, a integração da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da criação da Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, tendo em vista a necessidade de organização e sistematização das ações de formação continuada já instituídas e o desenvolvimento de novas ações de capacitação voltadas para os servidores do IFFluminense.
Entendendo que a formação continuada para os profissionais da educação do IFFluminense, de diferentes áreas de formação, mas de mesmo campo de atuação, é indispensável, esta deve ser compreendida como dever e, ao mesmo tempo, como direito dos servidores. Nesse aspecto, a Escola de Formação busca implementar ações norteadas pelo Decreto 9.991/2019 que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP da administração pública federal e apresenta diretrizes no sentido do planejamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores em alinhamento com os objetivos institucionais, por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP. Além disso, o referido decreto traz orientações a fim de incentivar, apoiar e promover ações de formação continuada, previstas no PDP, garantindo esse direito aos servidores.
Com foco principal na demanda interna, a Escola de Formação possibilita a participação de servidores das esferas federal, municipal e estadual em algumas ações por ela promovidas, mantendo assim, o compromisso de promover formação continuada aos trabalhadores públicos do território de abrangência do IFFluminense.

Objetivos da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação

 Objetivo geral:

Promover ações de formação continuada, alinhadas com os objetivos institucionais, em parceria com as pró-reitorias, campi do IFFluminense, poder público e outras Instituições formadoras, prioritariamente para os trabalhadores da educação do IFFluminense (docentes e técnico-administrativos em educação

 Objetivos específicos:

  • Promover, apoiar e viabilizar ações de desenvolvimento presenciais, semipresenciais e a distância, com oferta institucional ou em parceria com outros órgãos e instituições, com base na demanda interna prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP;
  • Promover a capacitação dos novos servidores do IFFluminense;
  • Promover a formação de gestores;
  • Valorizar produções científicas e resultados de pesquisas realizadas pelos trabalhadores da educação do IFFluminense, promovendo eventos técnicos e científicos, divulgando estudos e democratizando resultados.

 

 

O que fazemos

Dentre as principais ações da Escola de Formação, destacam-se:

  • Cursos presenciais, semipresenciais ou a distância, com oferta institucional ou em parceria com outros órgãos e instituições;
  • Programa de recepção ao servidor, promovido por meio do Seminário de Integração e do curso de Formação para os Novos Servidores do IFFluminense;
  • Programa de formação/capacitação para gestores;
  • Programas de formação/capacitação para gestão de pessoas;
  • Execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP.


Onde estamos

A Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação está vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP, sendo parte da Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas – DEFDEP, atuando na organização e sistematização das ações sistêmicas de formação continuada já instituídas e o desenvolvimento de novas ações de capacitação voltadas para os servidores de todo o IFFluminense.

 

Contato

ESCOLA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
Rua Coronel Walter Kramer, 357. Pq. Santo Antônio, Campos dos Goytacazes-RJ.
escoladeformacao@iff.edu.br
(22) 2737-5641

registrado em: Escola de Formação