Notícias
Evento
IFF recebe Gaudêncio Frigotto para lançamento de livro na próxima segunda-feira, dia 6
Pesquisadores desenvolvem pesquisas sobre os Institutos Federais desde 2011.
Três campi do Instituto Federal Fluminense receberão a visita do professor e pesquisador Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, para o lançamento do livro “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público. Interessados podem se inscrever previamente para receberem certificado, pelo endereço https://www.doity.com.br/frigottonoiff.
O professor estará acompanhado do pedagogo Pedro Luiz de Araújo Costa, do Colégio Pedro II, e do professor Ricardo José de Azevedo Marinho, da Unigranrio. Eles iniciarão o dia de lançamentos no IFF Campus Centro, a partir das 9h. Seguirão para o Campus Bom Jesus, onde falarão sobre a obra às 14h. O último encontro será no IFF Santo Antônio de Pádua, às 19h30min.
Essa ação conjunta proporcionará aos presentes a oportunidade de discutirem o ensino médio integrado nos Institutos Federais, trazendo inclusive relatos de experiências do autor, que já visitou o IFF em 2016 e 2017 para compartilhar resultados de sua pesquisa. “Discutiremos essa temática enquanto importante política pública para a formação do trabalhador, mas vai além disso: precisamos destacar o ensino médio integrado como política pública de educação profissional tecnológica interiorizada”, avalia Arthur Rezende, diretor do Campus Pádua.
Segundo o diretor, a participação da comunidade e demais instituições educacionais é importante para estabelecer um diálogo com o território e pensar ações conjuntas. “A discussão de educação profissional é fundamental para o desenvolvimento local e regional. Um evento desses é indispensável também para fazermos interlocução com instituições de ensino, pesquisa e extensão e potencializarmos o desenvolvimento local e regional”, afirma.
Na inscrição o participante também poderá manifestar interesse em adquirir a obra, que será vendida nos eventos.