CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Ensino Integrado

Mesa-redonda sobre Ensino Integrado e Politecnia reúne grande público no Campus Pádua

por Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 19/04/2016 18h29, última modificação 25/04/2016 09h32
Evento, com a participação do professor da Uerj, Gaudêncio Frigotto, reuniu cerca de 130 pessoas, entre estudantes, gestores e servidores de diversos campi do IFFluminense.
Campus Pádua promove mesa-redonda sobre ensino integrado e politecnia.jpg

Luiz Augusto, Gaudêncio Frigotto e Arthur Resende (da esquerda para a direita)

A mesa-redonda, com o tema “Ensino Integrado, Politecnia e Institutos Federais: por que lutamos?”, foi realizada na última sexta-feira, dia 15 de abril, no auditório do campus Santo Antônio de Pádua.

Compuseram a mesa o professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gaudêncio Frigotto, e o ex-reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas. O debate foi mediado pelo diretor eleito do campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Resende.

Em sua fala, Luiz Augusto abordou a consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O professor Gaudêncio Frigotto falou sobre ensino integrado e politecnia, afirmando que, assim como outros setores evoluem e se adaptam às transformações e aos avanços do tempo, o ensino precisa seguir o mesmo caminho. “O ensino integrado, na concepção da politecnia, é um caminho para esta evolução”, afirmou Frigotto.

Após as explanações, os participantes fizeram perguntas aos convidados da mesa, que giraram em torno das dificuldades e desafios da implantação do sistema de Politecnia.

“Foi muito gratificante para a comunidade do campus Pádua receber um pesquisador tão renomado como Gaudêncio Frigotto, que fez e faz parte de nossas discussões em torno do ensino integrado e politecnia. Estamos com uma comissão nomeada para revisar o projeto pedagógico do campus, e a participação do professor Gaudêncio Frigotto foi de grande importância para nos provocar, em relação aos temas como integração e politecnia. Com apenas um ano e meio de funcionamento, realizamos um evento que potencializa nossas discussões em relação à nossa prática pedagógica”, destacou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e diretor eleito, Arthur Resende.

Gaudêncio Frigotto passou o dia no campus Santo Antônio Pádua, conheceu a estrutura da escola e conversou com alunos e servidores.

Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria