CAMPUS CABO FRIO

Campus realiza curso de artesanato

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 23/11/2015 18h02, última modificação 23/11/2015 18h02
O professor de engenharia de alimentos, Bernardo Marcussi, ministrou curso de artesanato com escamas de peixe para pescadores da Lagoa de Juturnaíba, em Silva Jardim.

O campus Cabo Frio, em parceria com a secretaria municipal de agricultura, abastecimento e pesca do município de Silva Jardim, realizou um curso de artesanato com escama de peixe para os pescadores da Lagoa de Juturnaíba. Ministrado pelo professor de engenharia de alimentos, Bernardo Marcussi, o curso tem como objetivo criar oportunidade de obtenção de renda extra, técnicas de aproveitamento de subproduto da pesca e arte para os pescadores e suas famílias.

Este curso  faz parte de um projeto desenvolvido em parceria entre os Ministérios da Pesca e da Educação visando a formação humana nas áreas de Pesca e Aquicultura. "Esse projeto já realizou, também, outros cursos como o de processamento de pescado e elaboração de produtos, sendo este curso de artesanato com escamas um desdobramento do primeiro”, explica o professor Bernardo, acrescentando que este já existe em localidades como Iguaba Grande, Búzios e Cabo Frio.

Como incentivo para o resultado do trabalho, a Secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Silva Jardim ficou com o compromisso de doar a cada um dos participantes um kit de ferramentas e insumos necessários ao desempenho do novo trabalho, para que eles consigam produzir as bijouterias e expor e vender seus produtos em feiras de artesanatos promovidas dentro do Município.

O professor Bernardo Marcussi também ressaltou que está em fase de negociação, entre o Instituto e a prefeitura de Silva Jardim,  um projeto para implantação de uma fábrica de processamento de pescado, onde produtos como kibe, almôndega, hamburguer entre outros produtos serão produzidos pelos pescadores, para serem utilizados na merenda escolar das escolas do município, o que já acontece em outros municípios como Saquarema.

(Publicado originalmente em 25/11/2011)