CAMPUS CABO FRIO

Equipe de Cabo Frio é destaque em competição nacional de barcos

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/11/2015 15h28, última modificação 09/11/2015 15h28
A equipe Solaris, formada por alunos do curso de eletromecânica do campus Cabo Frio, que é coordenada pelos professores Antônio Arapiraca e Damião Almeida, voltou de Paraty satisfeita com o desempenho do barco Costa do Sol.

A equipe Solaris formada por professores e estudantes do curso técnico de eletromecânica do Campus Cabo Frio participou na semana passada de uma competição de barcos movidos a energia solar - Desafio Solar Brasil 2009, em Paraty. O barco Costa do Sol obteve a 5ª colocação na classificação geral e recebeu da organização do evento o prêmio de barco com melhor design.

Coordenada pelos professores Antônio Arapiraca e Damião Almeida, a equipe competiu com 11 barcos desenvolvidos por diversas instituições e conquistou uma ótima classificação, ficando à frente de barcos de universidades com maior tradição na área naval.

"Inicialmente achamos que nossa pouca experiência na área naval diminuiria nossa competitividade, mas ficamos muito orgulhosos com o trabalho de nossos alunos e, tenho certeza, representamos muito bem o IF Fluminense.", afirma o professor Arapiraca.

Para o diretor do Campus, César Dias, o entusiasmo dos alunos em participar do evento foi a grande vitória. "Esses jovens têm apenas um semestre cursado aqui no Campus e foram capazes de realizar um projeto dessa magnitude. Acredito que esse é um grande exemplo de quanto é importante incentivar projetos como esse e investir na educação científica e tecnológica.", concluiu o diretor.

O Desafio Solar Brasil foi promovido pelo Pólo Naútico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e teve como objetivo estimular a ampliação de tecnologia para a produção de fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para p desenvolvimento da indústria marítima brasileira.

(Publicado originalmente em 04/11/2009)