CAMPUS CABO FRIO

Equipe do campus Cabo Frio participa do Desafio Solar em Paraty

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/11/2015 15h25, última modificação 09/11/2015 15h25
A equipe "Solaris", formada por professores e alunos do curso de Eletromecânica do campus Cabo Frio, foi para a cidade de Paraty participar de competição de barcos movidos a energia solar. Ao todo, 13 equipes participam da competição que termina no próximo fim de semana.

A equipe Solaris - formada por professores e alunos do curso de eletromecânica e o barco desenvolvido por ela, intitulado Costa do Sol embarcaram para Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro, para participar de uma competição de barcos movidos a energia solar.

Com uma coordenação técnica colegiada dividida entre os professores Antônio Arapiraca (Físico), Carlos Eduardo Robalo (Engenheiro Mecânico), Damião Almeida (Engenheiro Eletricista), Sydnei Pereira da Rosa (Engenheiro Eletrônico) e Flávio Felix Feliciano (Engenheiro Mecânico), além de quase 25 alunos do curso de eletromecânica trabalharam neste projeto desde a laminação até a implementação de soluções de baixo custo para motores e balanceamento de carga das baterias.

Segundo o professor Arapiraca, a construção do barco tem sido um desafio. "Temos soluções interessantes implementadas e outras a implementar. Fizemos opções conservadoras de projeto e estamos sendo cuidadosos com detalhes.  Nossa falta de habilidade em engenharia naval foi compensada com uma forte assessoria técnica prestada pelo Polo Náutico da UFRJ, eles tem protagonizado com diversas equipes uma efetiva transferência de tecnologia e de conhecimento.

São 13 equipes participando da competição que termina no próximo fim de semana. Existem vários critérios para o barco se tornar vencedor, desde a altura que o casco deve ter até a regularidade nas provas.

O evento é uma realização do Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo da competição é estimular a ampliação de tecnologias para fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira.

(Publicado originalmente em 20/10/2009)