CAMPUS CABO FRIO

Pesquisa e Extensão

Estudantes participam de evento de energia renovável com a equipe Solaris

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 15/02/2023 16h36, última modificação 15/02/2023 16h36
A equipe Solaris, composta por estudantes dos campi Cabo Frio e São João da Barra, participou nos dias 11 e 12 de fevereiro do Desafio Real Solar, evento baseado no tradicional Projeto Desafio Solar Brasil, competição nacional organizada pela UFRJ.
A equipe Solaris durante o evento

O evento aconteceu em Campos dos Goytacazes, no Yatch Clube de Lagoa de Cima e teve o patrocínio da empresa Real Solar.  Esse  projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes alternativas de energias limpas e divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros.

Como projeto de extensão, a parte pedagógica ressalta o desempenho de valorização dos aspectos de trabalho em equipe, habilidade de desenvolver soluções para problemas reais, lealdade, compromisso e disciplina e os alunos têm a oportunidade de constantemente aprimorarem as suas habilidades, além de construir um aprendizado interdisciplinar.

Para os estudantes de engenharia mecânica da Equipe Solaris, a propensão é de aprender aspectos de construção naval, como também ensinar os aspectos de elétrica e mecânica dentro do espectro multidisciplinar que é ter um barco movido a energia solar.

O Evento

O projeto Desafio Solar Brasil, no qual o evento Desafio Real Solar se inspirou, foi idealizado pelo professor Fernando Amorim (em memória), inspirado no modelo do evento realizado na Holanda, a versão brasileira deste projeto pretende incentivar a pesquisa, o ensino e extensão.

As competições universitárias estimulam os participantes a transporem desafios técnicos em prol de uma demanda estabelecida. O Desafio Solar Brasil adota a educação pelo trabalho e a gestão compartilhada no desenvolvimento das equipes da competição.