CAMPUS CABO FRIO

II Encontro discute rumos da EPT

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 04/12/2015 14h39, última modificação 04/12/2015 15h38
O II Encontro de Educação Profissional e Tecnológica da Região dos Lagos avaliou os rumos da educação profissional na região.

Durante três dias foram discutidas as políticas públicas implementadas nos Institutos Federais, delineadas nas ações afirmativas, na proposta vertical do ensino e no novo plano nacional de educação. O evento recebeu nomes de estudiosos da educação profissional como Gaudêncio Frigotto e Dante Moura. Ambos analisaram a relevância da educação profissional e seus impactos na sociedade. Também foram discutidas as questões acadêmicas e administrativas dos IF´s, suas dificuldades e soluções.

Além das palestras, foram apresentados trabalhos de servidores e alunos e o "espaço de diálogos" desenvolveu a proposta de troca de conhecimento a partir da apresentação dos trabalhos.

Para a comissão organizadora do Encontro, o saldo foi muito positivo em virtude da ampliação do diálogo entre as instituições, além da possibilidade de multiplicar ideias e experiências. Segundo o professor do IFRJ e membro da Comissão Organizadora, Marcelo Japiassú, "o evento foi muito exitoso porque a sua estrutura foi pensada para expandir as "trocas" intelectuais, de pesquisa e de análise do ensino profissional na região. Além disso, conseguimos proporcionar aos participantes palestras de pessoas de renome nacional, referência na questão das políticas educacionais referentes ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Brasil", ressalta.

O intuito é que o Encontro ocorra todos os anos mantendo a importância da reflexão acerca do processo educacional aplicado nos Institutos, com as avaliações sobre as práticas pedagógicas, da formação docente e da gestão acadêmica.

(Publicada em 27/05/2015)