CAMPUS CABO FRIO

Trabalho de IC participa de Congresso Nacional

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 06/11/2015 16h09, última modificação 06/11/2015 16h09
O trabalho da aluna Rozieli dos Santos do campus Cabo Frio irá representar o IF Fluminense, em Natal.

Os alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza encerraram, ontem, a participação no II Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, realizada no campus Campos Centro.

Dentre quatro trabalhos do campus que participaram do Congresso, o da aluna Rozieli dos Santos, orientada pelo professor Anderson Cortines, ficou entre os que foram selecionados  para representar o Instituto  na 62ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será realizada de 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

O trabalho, intitulado Modelagem Física do Mercado Financeiro aborda um ramo da física -  a econofísica -  utilizando ferramentas de física estatística para prever comportamentos futuros do mercado financeiro.

Para o professor Cortines, é importante para os alunos receberem incentivos para participar de congressos e seminários porque contribui para fortalecer a pesquisa no Instituto e incentivar outros alunos à prática da pesquisa.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e  exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

(Publicado originalmente em 10/06/2010)