CAMPUS CABO FRIO

Turma de licenciatura promove trote solidário

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 23/11/2015 17h47, última modificação 23/11/2015 17h47
Os alunos veteranos do curso de licenciatura em ciências da natureza promovem trote solidário para doação de sangue.

Os alunos veteranos do curso de ciências da natureza optaram pelo trote solidário para receber os novos alunos. A iniciativa foi do aluno Diogo Machado que vê a atitude como uma forma de integrar os novos alunos e colaborar com a sociedade.

A primeira parte do trote foi uma palestra com Maria Lúcia Mendes, do setor de captação do banco de sangue da região, o Hemolagos. O intuito da palestra foi esclarecer as dúvidas e ressaltar a importância da doação de sangue. Assim, a palestrante esclareceu sobre o perfil dos doadores: devem ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 kg, preencher de forma clara o questionário, e, é claro, não ter nenhuma doença que possa ser transmitida. "Isso é muito importante. Se a pessoa tem hepatite, por exemplo, e por algum motivo não for detectada, ela pode contaminar até quatro receptores daquela bolsa de sangue", esclareceu Maria Lúcia.

Para o assistente social do campus, Lenon Araújo, essas iniciativas reforçam a solidariedade das pessoas e as despertam para o social. "A escola não é fechada dentro de si mesma, essas ações reforçam a cidadania do aluno também na sua comunidade", completa ele.

A segunda parte do trote será a apresentação dos alunos voluntários ao Hemolagos para a doação. Será marcado um dia para o grupo interessado em doar,  ir ao banco de sangue. O ônibus do insituto será disponibilizado para o transporte até o Hemolagos.

(Publicado originalmente em18/03/2012)