Notícias
Turma de licenciatura promove trote solidário
Os alunos veteranos do curso de ciências da natureza optaram pelo trote solidário para receber os novos alunos. A iniciativa foi do aluno Diogo Machado que vê a atitude como uma forma de integrar os novos alunos e colaborar com a sociedade.
A primeira parte do trote foi uma palestra com Maria Lúcia Mendes, do setor de captação do banco de sangue da região, o Hemolagos. O intuito da palestra foi esclarecer as dúvidas e ressaltar a importância da doação de sangue. Assim, a palestrante esclareceu sobre o perfil dos doadores: devem ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 kg, preencher de forma clara o questionário, e, é claro, não ter nenhuma doença que possa ser transmitida. "Isso é muito importante. Se a pessoa tem hepatite, por exemplo, e por algum motivo não for detectada, ela pode contaminar até quatro receptores daquela bolsa de sangue", esclareceu Maria Lúcia.
Para o assistente social do campus, Lenon Araújo, essas iniciativas reforçam a solidariedade das pessoas e as despertam para o social. "A escola não é fechada dentro de si mesma, essas ações reforçam a cidadania do aluno também na sua comunidade", completa ele.
A segunda parte do trote será a apresentação dos alunos voluntários ao Hemolagos para a doação. Será marcado um dia para o grupo interessado em doar, ir ao banco de sangue. O ônibus do insituto será disponibilizado para o transporte até o Hemolagos.
(Publicado originalmente em18/03/2012)