CAMPUS CABO FRIO

"VIRADA CULTURAL" NO CAMPUS CABO FRIO

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 23/11/2015 19h07, última modificação 23/11/2015 19h07
O evento "virada cultural" será nos dias 09 e 10 de março e é organizado por servidores e alunos. Toda comunidade está convidada a participar.

Acontece, nos dias 09 e 10 de março, no campus Cabo Frio, a "Virada Cultural". O evento é um projeto multidisciplinar que  envolve alunos dos cursos técnicos integrados do campus, com apoio dos alunos dos cursos de Guia de Turismo e Eventos.

A proposta da Virada é que  seja abordada uma nova temática a cada ano. Nesta segunda edição, o tema proposto é a "loucura" em suas diversas manifestações: nas artes plásticas, na música, no cinema, na história, nos desenhos animados, na literatura, no teatro e no cotidiano do mundo contemporâneo. A apresentação do tema será realizado pelos alunos com esquetes teatrais, filmes e debates. A "loucura" enquanto doença psiquiátrica também será  cuidadosamente abordada numa palestra com a psicóloga e mestre em sociologia, Maria do Socorro Freitas, no dia 09, às 14 hs.

Segundo a professora Adriana Peixoto, uma das idealizadoras do projeto, os trabalhos que serão apresentados são frutos das pesquisas, das conversas em sala de aula e da criatividade dos alunos. "Um evento como este proporciona a integração dos alunos, servidores e professores; valoriza a criatividade e a autonomia intelectual dos alunos que ocupam o papel de protagonistas na elaboração do conhecimento, além de proporcionar a articulação da ciência, tecnologia, arte e cultura, proposta pela nova institucionalidade dos Institutos Federais", ressalta Adriana.

O evento é aberto a toda comunidade e o campus receberá a visita de alunos das escolas municipais da região. O convite é extensivo a alunos e servidores de todo o Instituto.

(Publicado originalmente em 07/03/2012)