CAMPUS CAMPOS CENTRO

Internacionalização no IFFluminense

Política de Internacionalização do Instituto Federal Fluminense

A internacionalização no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) é compreendida como um processo intencional e contínuo de cooperação produtiva entre instituições parceiras a partir de ações que promovam a produção e/ou o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento ambiental, científico, tecnológico, cultural e socioeconômico dos envolvidos.

Princípios da Internacionalização

  1. Integração de Dimensões:

O processo de internacionalização integra as dimensões interdisciplinar, comparativa, intercultural e internacional, formando cidadãos capazes de compreender, articular e atuar em contextos locais, regionais e globais.

  1. Educação Inclusiva e de Qualidade:

A internacionalização é um elemento fundamental para promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, essencial para mudanças sociais e econômicas.

  1. Fortalecimento de Capacidades Nacionais:

A integração resultante deve fortalecer as capacidades nacionais ao mesmo tempo em que promove a circulação e apropriação do conhecimento como bem social estratégico a favor do desenvolvimento sustentável da região e de seus países.

  1. Formação de Cidadãos Globais:

A ação de internacionalização também favorece a formação de cidadãos e profissionais que promovem, encorajam e estimulam o desenvolvimento dos valores humanísticos e diálogos interculturais, comprometidos com o entendimento intercultural e com o estabelecimento da cultura de paz para uma convivência local e global nas relações de trabalho e comunitárias.

Estratégias Institucionais

  • A internacionalização é uma das estratégias previstas no Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFluminense.

  • O IFFluminense busca ampliar e consolidar sua participação em programas e redes no Brasil e no exterior, assim como a necessidade de ampliar e consolidar, com qualidade, sua presença na comunidade acadêmica internacional.

Pilares da Internacionalização

  • Cooperação Solidária:

A internacionalização deve se apoiar em cooperação e relação solidária, que se desenvolve a partir de diálogos interculturais e respeito às idiossincrasias e identidades dos países e instituições.

  • Fortalecimento das Atividades Acadêmicas:

As ações de internacionalização visam fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação científica e tecnológica, promovendo a circulação e a apropriação do conhecimento como um bem social estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos

A Política de Internacionalização do IFFluminense tem como objetivo geral promover, ampliar, divulgar e/ou fortalecer ações de internacionalização do IFFluminense, em casa e/ou no exterior, visando contribuir para a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação e para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e servidores.

Objetivos específicos

I. Aumentar e fortalecer a mobilidade internacional de estudantes e servidores;

II. Fortalecer e estabelecer parcerias estratégicas;

III. Promover a visibilidade internacional do IFFluminense;

IV. Ampliar as possibilidades de experiência internacional em casa; e

V. Ampliar acordos para dupla titulação e duplo diploma.

A Política de Internacionalização do IFFluminense (RESOLUÇÃO CONSUP/IFFLU N° 146, DE 24 DE JULHO DE 2023) Veja AQUI