CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF Campos Centro

Assistência Estudantil já entregou 450 cestas básicas a alunos em vulnerabilidade social

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/04/2021 10h50, última modificação 20/04/2021 10h50
A entrega dos alimentos acontece desde julho de 2020 e obedece a todos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias.
Entrega de cestas básicas a alunos em vulnerabilidade social

Os alimentos são adquiridos por pregão eletrônico. Foto: Divulgação

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF) já entregou 450 cestas básicas a alunos em situação de vulnerabilidade social desde julho de 2020, após o início da pandemia da Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais.

Os alimentos são adquiridos por meio de licitação. As frutas e verduras são compradas de produtores da agricultura familiar, segundo o diretor Carlos Augusto Boynard. "Desde julho de 2020, foram entregues cerca de 450 unidades, sendo que em janeiro não tivemos entrega", explica.

Segundo Boynard, os alunos que comprovem a situação de vulnerabilidade social, que não recebem bolsas e/ou auxílios do IFF Campos Centro e tenham perfil socioeconômico para serem acolhidos podem solicitar a cesta básica. "Este cadastramento é constante, desde que o estudante comprove sua real necessidade. Ao mesmo tempo são desligados os que não estão mais na escola por conclusão de curso ou trancamento de matrícula", disse.

A retirada das cestas acontece uma vez por mês. "Utilizando todos os protocolos de segurança determinados pela OMS, Prefeitura da cidade e, principalmente, do nosso Campus, os alunos retiram suas cestas, que são preparadas, selecionadas, pelos nossos colaboradores da firma de nutrição. A distribuição é feita no Bloco G, onde será o Novo Refeitório. A entrada dos alunos se dá pela rua do Barão, ao lado do local de entrega das cestas, assim o contato com outras pessoas é minimizado", disse.

Boynard destaca que a entrega das cestas é resultado da iniciativa de servidores e alunos do Grêmio Estudantil, do Diretório Acadêmico Estudantil, dos Centros Acadêmicos e das Atléticas que identificaram estudantes passando por dificuldades de alimentação durante a pandemia.

Itens

A cesta básica contém: um quilo de sal, uma cartela de ovos, duas latas de atum, duas latas de milho, um quilo de farinha, 5 kg de açúcar, um quilo de macarrão, 500 g de leite em pó, um litro de óleo, 500g de pó de café, dois pacotes de molho de tomate, cinco quilos de arroz, um quilo de trigo, três quilos de feijão, um quilo de maracujá, um quilo de abóbora, um quilo de aipim, um quilo de banana prata, um quilo de chuchu, um quilo de goiaba, um quilo limão, um quilo de tomate e um pé de alho poró.