Notícias
COMBATE À COVID-19
Começa a preparação de álcool líquido e em gel para ser doado a asilos e alunos carentes
Equipe com 11 professores do Curso Técnico em Química trabalha na preparação e separação de álcool líquido e em gel. Fotos: Divulgação
Mais uma frente de trabalho para reforçar o combate à Covid-19 em Campos foi aberta pela equipe de professores do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro nesta quinta-feira, 03 de julho. O Instituto comprou 3 mil litros de álcool 92% dos quais 1.200 serão transformados para o percentual de 70% pelos profissionais e depois doados na forma líquida e em gel a asilos e alunos carentes.
A ação institucional desde abril já produziu 1.500 litros de sabonete líquido com matéria-prima doada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) e separou em frascos menores esterilizados cerca de 20 mil litros de álcool líquido 70% cedidos pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e a Usina Cana Brava à Prefeitura de Campos. A doação deste produto essencial para a higienização das mãos e de espaços compartilhados é enviado ao laboratório do IFF e depois distribuído a hospitais que tratam pacientes que foram contaminados pelo novo coronavírus.
Coordenadora da ação "Preparação e fracionamento de Álcool Etílico a 70%, e produção de Álcool Gel e sabonete líquido", Cintia Barreto reforçou que o álcool é altamente inflamável e só deve ser manuseado por profissionais capacitados e que por isso a equipe optou por transformar a quadra poliesportiva do IFF Campos Centro em um laboratório de química.
"Começamos a produção de álcool 70 a partir do álcool adquirido pelo IFF. Preparamos 70 litros que serão destinados aos asilos. Amanhã (sexta, 3 de julho) começaremos a produzir o álcool gel para o mesmo fim. A ideia é entregar para cada instituição um frasco de 10 litros de álcool 70 líquido e de 5 litros de álcool gel! Preparamos também 100 frascos de álcool 70 em gel para serem distribuídos aos alunos que se cadastraram para receber a cesta básica", explicou.
Os asilos que serão atendidos ainda estão sendo definidos. A cachaçaria Tellura doou outros 500 litros de álcool 92% que serão transformados em gel 70%. Cintia resumiu como é feita a transformação do produto. "Temos que diluir utilizando água deionizada e conferindo a concentração após a diluição com um alcoômetro", disse.