CAMPUS ITAPERUNA

Convid-19

IFF doa protetores faciais para Hospital da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 08/05/2020 11h53, última modificação 08/05/2020 11h53
Unidade especializada no atendimento médico e acolhimento de idosos recebeu 35 protetores faciais produzidos pelo Instituto Federal Fluminense.
Entrega de protetores faciais na Asapi

A entrega foi feita pelos diretores do IFF Itaperuna Filipe Castro e Leandro Mendes

O Hospital da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi), unidade especializada no atendimento médico e acolhimento de idosos, recebeu nesta sexta-feira, dia 8 de maio, a doação de 35 protetores faciais produzidos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). A entrega foi realizada pelo diretor-geral do Campus Itaperuna, Filipe Castro, e pelo diretor de Administração e Infraestrutura, Leandro Arêas Mendes.

Também conhecido como face shield, o equipamento de proteção para profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à Convid-19 vem sendo produzido pelo IFF, de forma sistêmica, numa oficina com impressoras 3D montada no Campus Campos Centro. Segundo o diretor-geral, Filipe Castro, a previsão é que o próximo lote seja encaminhado ao Corpo de Bombeiros de Itaperuna, para ser distribuído em suas unidades da região.

"Esses protetores são de fundamental importância em nosso dia a dia de trabalho, pois faz parte de um conjunto de equipamentos que ajudam a nos proteger e também a proteger nossos internos, que são pessoas idosas e mais vulneráveis ao novo coronavírus", explica o enfermeiro da Asapi Roosewelt França, que fez a intermediação com o IFF para o recebimento do equipamento.

As máscaras de proteção são produzidas por servidores do IFF, com o apoio do Polo de Inovação do Instituto na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos. A Sprint 3D fez a modelagem das hastes para impressão mais rápida, em tempo recorde, do melhor projeto dos protetores de face e que atende às especificações, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para a produção dos protetores, o IFF segue recebendo doações de matérias-primas, tais como filamento plástico para impressora 3D, folha de acetato cristal (acima de 30 micras) ou plástico para plastificação (espessura mínima de 0,07), elástico para suporte (espessura mínima 10mm), power glue pritt (sem solvente) ou adesivo líquido A Bond para impressora 3D ABS PLA.

Os agendamentos de doações de materiais para impressão de protetores e os pedidos de doação de EPIs para instituições de saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19 devem ser encaminhados para o e-mail: reitoria@iff.edu.br.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.