CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Estudantes organizam ato de repúdio a possíveis manifestações racistas contra colegas do IFMA

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/11/2017 11h25, última modificação 10/10/2023 12h33
O grupo de estudantes que representa o Instituto Federal do Maranhão organizou uma passeata, acompanhada de música, percorrendo instalações do Campus Campos Centro.
Manifestação contra racismo

O ato mobilizou a comunidade do Campus Campos Centro.

 Estudantes do  Instituto Federal do Maranhão e de outros institutos, incluindo dezenas de estudantes do IFFluminense, realizaram na manhã desta quinta-feira, 09/11, um ato de desagravo a possíveis manifestações de racismo de que teriam sido vítimas os maranhenses no dia anterior. Ainda não há informações precisas sobre os alunos do IFF que estariam envolvidos no ato denunciado. 

 Durante o ato desta quinta-feira, houve adesão de estudantes do IFF de vários cursos, servidores e participantes do III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Enneabi). O evento está sendo encerrado nesta quinta-feira. Embalados pelo ritmo dos tambores maranhenses,  os manifestantes percorram a área externa do campus, acessaram o primeiro piso, onde estão situadas salas de aula de cursos do ensino superior como Geografia e Engenharia de Controle e Automação. 

 Em seguida o grupo se posicionou diante do Gabinete da Direção Geral do campus. Na sala de reuniões Rubens Moll,  situada no interior do gabinete, integrantes da equipe gestora do Campus Centro e da Reitoria, assim como educadores maranhenses e integrantes da organização do III Enneabi se reuniram para discutirem medidas a serem tomadas.

 A Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFF, responsável pela organização do III Enneabi, e a Direção Geral do Campus Campos Centro estão apurando os fatos para tomarem as medidas cabíveis.

 Acesse AQUI a nota oficial do IFF.

 Acesse AQUI a nota oficial do IFMG.

 Acesse AQUI a nota de apoio da Uenf.

 Acesse AQUI a nota de repúdio do Fasiff

 Acesse AQUI a nota de repúdio dos psicólogos do IFF.

 Veja AQUI vídeo da manifestação.

  Veja AQUI fala do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, sobre o acontecido.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: , ,