CAMPUS CAMPOS CENTRO

SOLIDARIEDADE

Doações chegam a municípios atingidos pelas enchentes, e a campanha continua

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/03/2024 11h27, última modificação 01/04/2024 14h42
A campanha do IFF Solidário já levou alimentos, água mineral, roupas, produtos de higiene a Mimoso do Sul, Bom Jesus do Itabapoana e ao distrito de Santo Eduardo, em Campos.
Campanha IFF Solidário

Servidores carregam micro-ônibus do IFF Campos Centro com doações para a população atingida pelas enchentes em Mimoso do Sul.Fotos: Vitor Carletti

As doações arrecadadas pela campanha IFF Solidário já chegaram a municípios atingidos pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas dos dias 22 e 23 março em Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste fluminense, Mimoso do Sul, no sul do Espírito Santo, e em Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes. A arrecadação vai continuar, segundo a Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade.

A Coordenação de Apoio ao Estudante do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro identificou estudantes e servidores que são nascidos em Mimoso do Sul e, com o apoio do setor de Registro Acadêmico e a direção-geral, arrecadou  e levou doações nesta quinta-feira, 28 de março, para Mimoso do Sul onde foram registradas 17 mortes por causa das enchentes, de acordo com o governo do Espírito Santo.

O micro-ônibus levou para o município alimentos, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal e até embalagens de marmitas, material que está sendo utilizado para distribuir refeições aos atingidos, de acordo com a servidora do campus Suzany Campos que é natural de lá e ajudou a organizar a arrecadação.

A cidade ficou devastada pela tragédia, segundo o relato da estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFF Campos Centro Ana Clara Rezende Pestana.

“A tragédia foi na madrugada de sexta para sábado. Eu estava aqui em Campos. Acordei umas 4h da manhã com muitas mensagens no celular. Minhas mãe já tinha postado que a água estava no muro de nossa casa onde nunca tinha ido água. Entrei em um grupo do qual faço parte e todo mundo falando que Mimoso estava debaixo água. Eu perguntei se tinha ido água na minha casa, quando uma amiga me respondeu: ´Ana, foi água até o teto´”, conta.

"Entrei em um grupo do qual faço parte e todo mundo falando que Mimoso estava debaixo água. Eu perguntei se tinha ido água na minha casa, quando uma amiga me respondeu: ´Ana, foi água até o teto´", conta Ana Clara, estudante de Letras que teve a casa atingida pelas enchentes em Mimoso do Sul.

A servidora do IFF Campos Centro Suzany Coelho com a estudante de Letras Ana Clara Rezende cuja casa em Mimoso do Sul foi atingida pela enchente. A servidora Suzany Coelho e a estudante Ana Clara em cuja casa, em Mimoso do Sul, a água chegou ao teto ao lado das doações de embalagens para armazenar refeições.

A estudante afirmou que há muitas pessoas que precisam de ajuda na cidade. “Precisando também de apoio braçal para tirar a lama das casas. A cidade acabou! Graças a Deus as pessoas estão ajudando. E o IFF está sendo um apoio muito grande para mim. Mas essa questão de enviar um micro-ônibus com arrecadação e poder me levar para casa com toda a assistência é muito importante. Professores e a Assistência Estudantil estão ajudando bastante. Estou muito grata e a minha família também”, disse.

Campanha continua — A pró-reitora do IFFluminense de Extensão, Cultura e Esporte e Diversidade, Cátia Viana, disse que a campanha vai se estender por, pelo menos, mais uma semana. O campus de Bom Jesus do Itabapoana ficou alagado e ainda contabiliza as perdas provocadas pelas inundações.

“Nós doamos 26 cestas básicas de 20 quilos, diversos itens como toalhas, lençóis, edredons, colchonetes, roupas, brinquedos, pastas de dente, sabonete líquido e em barra, água sanitária, caixas de leite e utensílios de cozinha. Na terça, entregamos em Santo Eduardo; na quarta-feira, em Bom Jesus, e hoje (quinta-feira) vamos retornar a Bom Jesus. Tivemos uma arrecadação expressiva pelo Pix do IFF Solidário que foi importante para compra das cestas. Ainda teve uma gincana no Ciep (Centro Integrado de Educação Pública Clovis Tavares) que levou muitos itens para o Campos Centro”, disse.