CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mundial

Equipe Goytaborgs trabalha duro para competir na NHRL

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/04/2024 14h11, última modificação 08/04/2024 14h49
Evento, com robôs de combate, será em Norwalk, Connecticut, nos EUA, em 20 de abril.
Goytaborgs

Cinco estudantes integram a equipe, que competirá em três categorias (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).

A equipe Goytaborgs é composta por cinco estudantes e o coordenador do projeto, o servidor Revair Lourenço. Ela participará nas categorias Beatle Weight (1,36kg), Hobby Weight (5,44kg) e Feather Weight (13,6kg). A presença na National Havoc Robot League (NHRL) foi definida quando a equipe saiu campeã em categorias da Rio Innovation Week, realizada em outubro do ano passado. Revair relata, com propriedade, que o trabalho dos alunos participantes é intenso.

“Há sábados e domingos em que eles estão no campus dando conta de preparativos, pois precisam conciliar as atividades com a vida acadêmica em seus cursos. Há ainda deslocamentos para o Polo de Inovação do Instituto, um dos parceiros, e as empresas apoiadoras. Sempre buscamos patrocínio”, comenta Revair.

A capitã da equipe, Júlia Baptista, destaca a importância da participação na NHRL: “estamos extremamente empolgados com essa oportunidade e nos sentimos muito honrados em representar o IFF e nossa equipe no exterior. Competir, em eventos como esse, permite que toda equipe cresça e aprenda junto, desde a construção dos robôs até o contato com outras equipes. Acreditamos que essa competição nos proporcionará ainda mais conhecimento e nos permitirá explorar novas tecnologias para nossos projetos futuros”.

A Direção-Geral do Campos Centro viabilizou a participação de um dos estudantes da equipe. Os demais contarão com recursos da bolsa obtida em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). “O apoio da FAPERJ foi essencial neste processo. Pudemos comprar muitos materiais de consumo para construção dos robôs, ela nos ajuda financiando as inscrições e competidores em quatro competições, sendo uma delas a da NHRL, nos EUA, onde a FAPERJ financiou 90% dos gastos”, explica o coordenador Revair.

Além da Fundação e do IFF, a Goyta tem apoio das empresas Morumbi, Seuma, Tempera Aço, Blitzar e Fábrica de bolso.

Fotos

Com suas conquistas, a equipe quer inspirar outros estudantes (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).

A equipe quer inspirar outros estudantes para futuros projetos
 (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).

Robôs e ferramentas que a equipe levará já foram informados aautoridades americanas (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).

Robôs e ferramentas que a equipe levará já foram informados a
autoridades americanas (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).