CAMPUS CAMPOS CENTRO

Experiência de professora com o Ensino Remoto vira livro

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/07/2020 10h38, última modificação 03/07/2020 15h57
A autora foi convidada pelo Curso de Mestrado Profissional Ensino e suas Tecnologias para lançar o livro em uma palestra on-line.
Ensino Remoto

A professora de Matemática Rosivar Marra Leite Sanches transformou em livro sua experiência docente no momento em que acontece uma pandemia do coronavírus no mundo, alterando dramaticamente a vida de estudantes e professores. Ensino Remoto em tempo de pandemia - uma proposta pedagógica para o ensino médio está sendo lançado no formato Ebook e terá um evento acadêmico on-line para lançamento pelo Instituto Federal Fluminense, por meio do Curso de Mestrado Profissional Ensino e suas Tecnologias (MPET). Clique AQUI para acompanhar.

A autora é egressa do MPET e docente da rede de estadual de ensino. Rosivar conta na apresentação do livro que, assim como milhares de colegas professores, teve de adaptar-se a uma realidade para qual ninguém estava preparado: "Surgiu a necessidade imediata de lidar com as tecnologias digitais para ensinar na sala de aula virtual."

No Estado do Rio de Janeiro, as aulas presenciais foram suspensas no dia 13 de março. A solução encontrada para dar continuidade às atividades de alguma maneira foi o Ensino Remoto, uma modalidade nova, desafiadora, e assim descrita pela autora: " Ensino Remoto é o termo usado mais recentemente para definir o ensino realizado totalmente a distância, sem encontros presenciais, nos quais a maioria das interações ocorrem de modo síncrono, em horário definido para as aulas virtuais."

A reinvenção da professora Rosivar iniciou no dia seis de abril, quando passou a desenvolver sua metodologia fazendo as aulas chegarem aos alunos no ambiente Google Classroom. No livro ela demonstra o método e apresenta seus resultados. Para o coordenador do MPET, André Uébe, a iniciativa da professora e o livro são muito bem-vindos. " Como ela é egressa do mestrado, isso é muito importante porque mostra que os alunos continuaram a pesquisa" .