CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Docência

Parceria resulta em oferta de curso de formação continuada para professores

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/03/2021 17h05, última modificação 23/03/2021 21h38
Iniciativa é o primeiro projeto interinstitucional entre o Instituto Federal Fluminense e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Formação Continuada

As professores Neila Ferreira e Carla Mara Martins ministrarão o curso (Foto: Divulgação)

   O curso será iniciado nesta quarta-feira, 24 de março, e se estenderá até outubro, tendo um total de 120 horas. Participarão professores e licenciandos da universidade. Entre outros conteúdos, serão apresentadas ferramentas digitais difundidas pela internet visando novas abordagens pedagógicas no processo de ensino aprendizagem. A ferramenta G Suite, do Google, é um dos recursos a serem estudados. 

   A ideia é explorar a ferramenta que pode ser empregada para facilitar o planejamento de aulas a serem ministradas na plataforma Google Classroom, adotada pela universidade e por outras instituições, entre elas escolas da rede estadual de ensino. "O objetivo geral é promover uma formação continuada de professores sobre uso pedagógico de TDIC (Tecnonologias Digitais de Informação e Comunicação) e de metodologias ativas, voltadas para os docentes que atuarão no ano letivo 2021, no âmbito da Universidade Estadual Norte Fluminense", explica a professora Carla Mara Martins de Paula. Ela e a professora Neila Ferreira da Silva de Jesús ministrarão o curso

   Ambas são alunas do Programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) oferecido no Campus Campos Centro do IFFluminense. As professoras são também autoras do projeto de extensão Formação continuada de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que resultou no curso.

Os professores do IFF  André Uebe Mansur (também coordenador do MPET) e Gilmara Barcelos são os supervisores do projeto. Carla Mara destaca o apoio do diretor de Pesquisa do Campos Centro, Jonivan Coutinho Lisboa e, pela UENF, o empenho do reitor Raul Palacio e da vice-reitora Rosana Rodrigues.