CAMPUS CAMPOS CENTRO

JIFETS 2017

Homenagens marcaram a 25.ª edição dos jogos dos Institutos Federais

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/04/2017 15h10, última modificação 08/05/2017 14h07
Competições aconteceu de 28 a 30 em quadra do Campus Campos Centro e na Academia Estação Saúde.
XXV JIFETS

Os times de Handebol e Vôlei de Praia disputam etapa dos jogos que acontecerão em várias modalidades até o final do ano (Foto: Danuza Santos)

As modalidades esportivas destes XXV Jogos dos Institutos Federais do Sudeste (Jifets) foram o handebol e vôlei de praia envolvendo o anfitrião, o Campus Campos Centro do IFF; o Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis; o CEFET–RJ - Campus Maracanã; o Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo; o CEFET-MG - Campus Belo Horizonte e o Campus Araxá e o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto.

Organizada pela Coordenação de Políticas Esportivas do Instituto Federal Fluminense, pela Coordenação de Educação Física do Campus Campos Centro e parceiros, a cerimônia de abertura dedicou sessão especial a homenagens. Foram lembrados professores e ex-atletas do campus, servidores e prestadores de serviços em atividade e comemorados, com entrega de troféus e certificados, os 25 anos de realização dos jogos.

- Vocês estão vivenciando a história e tudo que estão aprendendo fica para o resto de suas vidas. São 25 anos de jogos e muitas histórias que não podem ser contadas em uma cerimônia como essa, mas o que vocês estão vivenciando ficará para o resto da vida - disse emocionado o coordenador da Educação Física, André Gonçalves Dias

História - Também lembrando a longa trajetória dos jogos, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard, disse que "esta é uma escola que cultua a história e que participa de uma competição longa e importante para a rede (Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) com muitos anos de dedicação de professores. Peço uma salva de palmas para servidores e alunos de todas as casas", conclamou Boynard sendo entusiasticamente atendido pelo público presente.

Foi lembrada a contribuição do professor Paulo Roberto Silva Soares e, em homenagem in memoriam, seu irmão representou a família. Outra homenagem, fortemente celebrada pelos estudantes e servidores presentes ao Ginásio de Esportes Fernando Duncan, foi dedicada ao colaborador "de todas as horas" Carlos Sales Campinho, conhecido em todo campus pelo último sobrenome.

"O esporte é o começo da cidadania e nestes tempos tão difíceis, vocês estão dando exemplo com objetivos e pensar mais alto na bandeira verde e amarelo", destacou o professor aposentado Roberto Luis Vilela Rocha, outro homenageado. Considerado uma das pessoas referência do Instituto ao longo dos anos, o servidor aposentado Carlos Carolina Sales, 'Carlinhos Fantasma', também recebeu homenagem e deu um toque de humor e afeto ao ambiente desportivo, contando que aos que estranhavam o fato de socorrer com massagens estudantes adversários da Escola Técnica Federal de Campos e Cefet Campos ele dizia: "o patrão é o mesmo".

Representando o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, que se encontra em viagem para o Canadá visando fechar parcerias, o diretor de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do Instituto, Gustavo Lopes, disse que "a trajetória vai além dos 25 anos de jogos" e que para realizar eventos como esses "é preciso uma rede de integração". "Esse grupo caminhou ao longo desses 25 anos, os atletas que participaram também atravessaram tumultos pelos mais extensos interesses, então, isso mostra a força do desporto escolar, a capacidade que essa mobilização esportiva tem de atravessar e construir, fazer as pessoas vibrarem, de superar e trazer essa mensagem da conquista e aprendizado. Todo esse conjunto é decisivo para uma instituição como a nossa".

Vibração - O professor Gilmar Fabiano de Almeida, do Cefet-Rio, destacou a "longevidade do projeto" e de sua capacidade de "integração das diferenças trabalhando o ensino, pesquisa e extensão". Para ele, a Rede Federal constitui nos Jifets uma família". Representando o diretor do Campus Campos Centro, Carlos Alberto Fernandes, o diretor de Pesquisa e Extensão do campus, Jonivan Coutinho Lisboa, enfatizou que "o esporte é importante na formação das pessoas e é vida. Ele torna a nossa escola vibrante. A gente tem um evento novo que são as atléticas trazendo vibração naquela competição saudável entre o pessoal das Engenharias, Arquitetura, Educação Física e das Licenciaturas. Saudamos os atletas que hoje abraçam a causa dos Jifets e damos por abertos os jogos!"

Antes de serem iniciadas as primeiras competições de handebol e voleibol de praia, as Cheerleaders da Atlética IFFenixatléticas (das licenciaturas) e as Coyotes (da Atlética da Licenciatura em Educação Física) empolgaram o público com suas belas apresentações.

registrado em: ,