CAMPUS CAMPOS CENTRO

Inclusão Digital

Iniciativa de Telecomunicações do IFF está levando internet a diversas famílias

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/04/2020 19h45, última modificação 25/04/2020 23h12
Programa Inclusão Digital Comunitário tem meta de atendimento a comunidades do norte fluminense. Oferta de cursos a distância está entre as possibilidades.
Inclusão Digital

Espírito Santinho passou a ter internet na terça-feira, 21 de abril (Divulgação).

Provedores de internet oferecem seus serviços em áreas urbanas, mas diversas localidades distantes e pequenas propriedades rurais ficam isoladas por motivos geográficos e o alto custo de instalações. Este é o caso de Espírito Santinho, no norte do município de Campos dos Goytacazes. Esta semana, entrou em operação o provedor da localidade, previsto no Programa Inclusão Digital Comunitário: Ações de Fortalecimento a 23 telecentros e 08 Provedores de Internet Comunitários na Região Norte Fluminense. "Esse provedor de Espírito Santinho veio a ser instalado agora justamente porque a comunidade está em isolamento e tem grande dificuldade com a internet", explica a professora Janaína Ribeiro do Nascimento, coordenadora do projeto de extensão da Coordenação do Curso Técnico de Telecomunicações, oferecido no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF).

A atual situação de isolamento social em decorrência do enfrentamento ao Coronavírus levou o presidente da Associação de Moradores de Espírito Santinho (AMORES), Wagner Crespo, a buscar parceiros para instalar uma primeira torre e equipamentos necessários para atender à comunidade.

- Com a conclusão da instalação da torre um e teste de alcance do sinal de cobertura, o resultado ultrapassou nossas expectativas, com sinal estável em todas as áreas previstas no projeto base. Conseguiremos atender moradores de Espírito Santinho, algumas posições em Santa Maria e parte de Santo Eduardo (distritos próximos), principalmente áreas rurais onde provedores locais não contemplam - detalha Wagner.

A chegada da internet em pontos antes isolados de Espirito Santinho e vizinhança cria ganhos econômicos: a integração e desenvolvimento local - um dos objetivos do projeto. As localidades inserem-se em uma grande bacia leiteira. "Buscaremos o desenvolvimento de produtores e comercialização em plataforma on-line, promovendo os empreendedores e produtores rurais. Por isso, nosso foco em levar para zonas mais afastadas e de difícil propagação do sinal, devido a sua geografia, o acesso a rede de dados", observa o presidente da Ames.

BenefíciosDe acordo com a professora Janaína, a garantia do acesso a internet de qualidade, a um baixo custo, estão entre as principais metas do programa. Outro ponto é a oportunidades de formação e inserção no mundo do trabalho e da renda nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) . Outros municípios do Norte Fluminense serão atendidos pelo projeto. Na localidade de Barra do Açú, na zona rural do município de São João da Barra, a associação de moradores está capacitada e aguarda a liberação dos equipamentos para montar seus provedores comunitários. Este também é o caso do Assentamento Rural 25 de Março, situado no município de Carapebus.

A agricultora e artesã Shirlei Jardim foi a primeira moradora de Espírito Santinho a ser atendida. Ela relata  que passou a contar com facilidades em sua vida pessoal e profissional.

- A internet trouxe muitos benefícios para mim e para minha família, ainda mais nesse momento de Coronavírus, quando não estamos podendo sair de casa. Foi ótimo para os meus negócios, para me comunicar com minha família, com meus clientes. Benefício em cotação de preços, acessar previsão do tempo. É uma ferramenta essencial para o meu cultivo! Ter informações mais relevantes sobre tendências no mercado, assistir ao Globo Rural em qualquer horário. Trouxe benefícios para minha filha, que é professora, os meus netos, que estudam. Vocês estão de parabéns com esse projeto. Agradeço por ser a primeira beneficiada!