CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Energia Sustentável

Instalação de novo lote de placas fotovoltaicas permitirá economia anual de R$ 170 mil

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/11/2020 15h16, última modificação 27/11/2020 16h12
Aquisição e reforço da geração própria de energia dá continuidade a projeto iniciado em 2016 pela gestão do campus.
Energia Limpa

Novo lote de placas a ser instalado (Antonio Barros/Ascom)

    A instalação de novas placas fotovoltaicas no telhado de uma parte do Bloco B do IFF Campus Campos Centro está prevista para dezembro e o início de funcionamento em março de 2021. Com o novo conjunto, serão ao todo 536 painéis. Considerando a variação de energia gerada, de acordo com as condições climáticas, o conjunto já instalado somado ao novo poderá gerar uma economia estimada em R$ 170 mil/ano. O diretor de Infraestrutura do campus, Robson Martins, informa alguns parâmetros possibilitados pela novas placas:

   - Esses novos painéis foram adquiridos através de uma compra compartilhada com o campus Guarus (também situado em Campos dos Goytacazes). Usando uma Ata de registro de preços. São 288 painéis tendo uma potência máxima de geração, em condições ideais, de 110KWp (110 mil Watts ponto). A estimativa de geração de energia desse sistema é 13.860 kWh por mês e uma média de geração 166.320 kWh por ano, com uma variação na faixa de 15% para mais ou para menos. 

   O Campos Centro foi contemplado com investimentos do Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio em chamada pública de 2017 resultando na instalação do primeiro conjunto de placas em agosto de 2019. A gestão do campus iniciou contatos com a Enel em 2016 visando concorrer na chamada pública da empresa. Uma vez em atividade, o sistema de micro geração passou a gerar 10.000 kWh por mês e uma média de 120.000 kWh por ano. 

   - Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade de ampliar nosso sistema, um projeto que abraçamos em 2016, e que está apresentando resultados energéticos e ambientais muito importantes. A geração própria permitirá que o dinheiro economizado seja investido, por exemplo, em mais bolsas e auxílio estudantil- avalia o diretor-geral do campus, Carlos Alberto Fernandes Henriques.