CAMPUS CAMPOS CENTRO

SUSTENTABILIDADE

Ponto de coleta de óleo de cozinha usado é instalado no IFF Campos Centro

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/07/2020 11h01, última modificação 10/10/2023 13h01
O Curso Técnico em Química vai utilizar o material coletado para produzir sabão que será destinado a alunos carentes.
Instalado ponto de coleta de óleo de cozinha usado

Ponto fica na entrada do estacionamento do IFF Campos Centro.Foto: Divulgação Montagem: Raphaella Cordeiro

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro instalou um ponto para coletar óleo de cozinha usado na entrada do estacionamento dos servidores, localizada na rua Doutor Siqueira, na quarta-feira, dia 15 de julho. O material coletado será utilizado pelos profissionais do Curso Técnico em Química para produzir sabão que será distribuído a alunos carentes. Esta parceria será mais uma ação de combate ao novo coronavírus.

Para a coordenadora do projeto de extensão “Óleo Ponto no IFF”, Aline Oliveira, a coleta vai reforçar a ideia do descarte adequado do óleo de cozinha usado e mostrar à comunidade que o lixo pode ser transformado em um novo produto e ajudar quem precisa durante a pandemia.

“Quem for levar o óleo usado não irá precisar entrar no campus, porque o ponto de coleta ficará junto à grade. O material vai para o laboratório do Curso Técnico em Química onde será transformado em sabão que irá compor o kit de higienização que será doado a alunos carentes com a possibilidade de estender a doação a asilos e orfanatos”, disse.

O despejo do óleo de cozinha usado em rios ou lixões polui as águas e o solo, contamina o habitat de animais e potencializa o entupimento do esgoto cuja consequência maior é a enchente na época de chuvas fortes.