CAMPUS CAMPOS GUARUS

Campus Guarus sedia eventos sobre Inovação, Empreendedorismo e Automobilismo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/08/2017 15h39, última modificação 14/08/2017 11h01
A programação contará com palestras, minicursos, oficinas, Torneio de Robótica e premiações.
Campus Guarus sedia o IV Seminário de Inovação Tecnológica do IFF

O Campus Campos Guarus receberá a quarta edição do Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (IV Inova IFF) de 14 a 18 de agosto de 2017. O evento, organizado em parceria com o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, reunirá, também, o II Workshop Empreendedorismo e Mercado de Trabalho e o I Encontro Regional de Peças Automobilísticas, ambos do Campus Guarus.

É a primeira vez que esses três eventos acontecem em conjunto no Instituto. Diego Santanna, diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do campus, explica que a união dos eventos se dá porque eles "estão interligados na questão de inovação e tecnologia. Então a ideia é de seguir a tendência de agregar as atividades para ter essa oxigenação, porque vão ser vários profissionais, tanto do setor público quanto do privado, estudantes de diversas instituições, todos trocando experiências e conversando durante o evento. E também por uma interação com o setor produtivo e o setor acadêmico", explica Diego.

Voltados a estudantes de cursos técnicos e de graduação bem como a profissionais liberais, autônomos e empresários, os eventos discutirão vários temas, tais como robótica, com torneios e premiações; meio ambiente e programação, ambos com minicursos; e empreendedorismo, com palestras que tratarão de mercado de trabalho, formação profissional, gerenciamento de finanças pessoais, tecnologias para o setor automobilístico, entre outros.

O tema da edição deste ano do Inova IFF é ‘Indústria 4.0 – A nova Revolução Industrial’.  De acordo com a coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Polo de Inovação, Juliana Monteiro, esse tema "vem tomando uma grande proporção no mundo da produção, tornando-a cada vez mais inteligente para se adaptar às novas tecnologias”.

A programação da quarta edição do Inova IFF também contará com o Desafio Inova IFF, que promoverá o Torneio de Robótica, na modalidade Lego, no dia 18 de agosto, com a participação de equipes dos campi  Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Campos Centro e São João da Barra.

As inscrições para os eventos são gratuitas, podendo ser feitas online, por este link, ou por telefone, (22) 2737-2400 (Ramal 2433). Para as oficinas, as inscrições ocorrerão no ato do credenciamento e cada participante poderá se inscrever em apenas uma. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do auditório e das salas.

A programação completa está disponível no site do evento.