CAMPUS
CAMPOS GUARUS
Projetos de Extensão e Cultura
Projetos de extensão em andamento
EDITAL 235/2024 - IFFLU, DE 16 DE OUTUBRO DE 2024
Pomar dos Pets
Coordenadora: Raquel de Azevedo Carneiro
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores do IFF Guarus
A presente proposta tem como objetivo promover a conscientização da comunidade interna e externa do IFFluminense Campus Campos Guarus sobre a importância do combate aos maus tratos, o abandono aos animais e os benefícios provenientes do convívio com os animais no espaço acadêmico, visto que o campus recebe, constantemente, a visita de animais em situação de vulnerabilidade que buscam abrigo e proteção após serem abandonados, maltratados e/ou sofrerem acidentes. A portaria de veículos e uma cerca precária no bloco F favorecem às entradas de animais.
O projeto visa ministrar palestras educativas, promover campanhas de vacinação e esterilização (castração) e também realizar feiras de adoção utilizando a infraestrutura do campus para o início das atividades. As ações realizadas contam/contarão com o auxílio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), clínicas veterinárias (já castramos 7 animais através de uma parceria, inclusive, uma das castrações foi objeto de estudo do curso de veterinária da Universo), grupo Lambeijinhos e, ainda, de lojas de produtos destinados aos animais, que manifestem interesse em patrocinar eventos promovidos pela instituição relacionados à causa animal.
Contato: rcarneiro@iff.edu.br
Projeto Zara
Coordenadora: Raquel de Azevedo Carneiro
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores do IFF Guarus
O projeto de extensão Zara visa integrar a educação ambiental à produção de alimentos, promovendo a conscientização sobre a importância da agricultura sustentável. Além disso, propicia a construção de um espaço de convivência que possibilita o bem-estar e a troca de conhecimentos entre estudantes, servidores, prestadores de serviços terceirizados e membros da comunidade externa. Apresenta-se como uma proposta de trabalho interdisciplinar através de gestão de uma horta e um pomar em espaços, inicialmente ociosos, do Campus Campos Guarus. Inicialmente, de acordo com a área de atuação da coordenadora do projeto no Campus (Administradora), o objetivo era apenas aproveitar esses espaços ociosos e criar áreas que gerassem bem-estar. À medida que o projeto foi crescendo e os conhecimentos sendo adquiridos, o projeto ampliou-se, como segue-se abaixo. Anteriormente intitulado como “Educando com a horta”, o projeto está em desenvolvimento há 11 anos e meio, quando iniciou com uma horta e logo após com um pomar. No ano passado, foram introduzidas flores aos espaços. Segundo Teixeira (1983), o cultivo de hortas pode ser um valioso instrumento educativo, gerando experiências de aprendizagem significativas.
Contato: rcarneiro@iff.edu.br
Projeto Vitalidade
Coordenador: Joao Victor de Oliveira da Silva
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Idosos do município de Campos dos Goytacazes
O aumento da longevidade nas últimas décadas trouxe novos desafios para a sociedade, destacando a necessidade de ações de promoção de saúde e bem-estar para a população idosa. Nesse contexto, o Projeto Vitalidade vem sendo desenvolvido desde 2010 no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus com o objetivo de melhorar a capacidade funcional, a autonomia e a inserção social dos participantes, indivíduos acima de 60 anos. O projeto promove a integração da instituição com a comunidade e oferece uma base para iniciativas de pesquisa.
Os idosos cadastrados são acolhidos por alunos do curso de Enfermagem IFF semanalmente no campus Campos Guarus, onde são realizados aferição de pressão arterial, palestras ou oficinas em diversas áreas do conhecimento, realizam atividades de expressão corporal e contato com a música, além de realizarem atividades físico-recreativas, sob supervisão da professora de Educação Física do campus. Durante o período de pandemia, os encontros semanais continuaram acontecendo de forma remota através do uso de aplicativos, como Whatssapp e Google Meet. Durante esse período, o Projeto contribuiu ativamente para divulgação de conhecimentos atuais importantes, como o processo de vacinação para COVID-19, e promoveu momentos de aprendizagem e descontração com os participantes, auxiliando de forma valiosa como paliativo para os efeitos adversos do isolamento social e contribuindo para a saúde e o bem-estar da população idosa. Com o retorno das atividades presenciais no IFF, os encontros presenciais semanalmente voltaram a acontecer no IFF Guarus. Desse modo, o projeto continua auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos idosos e consolidando o espaço valioso para educação, pesquisa e interação entre o IFF e a comunidade.
Contato: joao.v.silva@iff.edu.br
Metabots: aprendizagem significativa e divulgação da robótica
Coordenador: Rogério de Avellar Campos Cordeiro
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Público externa, ONGs
O projeto “Metabots: aprendizagem significativa e divulgação da robótica” tem como objetivo principal expandir as ações extensionistas da equipe de robótica do IFF campus Campos Guarus, por meio de apresentações em eventos e oferta de minicursos, promovendo a disseminação do conhecimento em robótica e a integração com a comunidade externa. A iniciativa visa não apenas fortalecer o desempenho acadêmico e as habilidades práticas dos estudantes, mas também democratizar o acesso à tecnologia para públicos diversos, incluindo crianças e adolescentes do bairro Santa Helena por intermédio da ONG Spacestar Innovation. Com ações extensionistas planejadas para atender demandas regionais e divulgar as potencialidades do IFF, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão, proporcionando impacto positivo no aprendizado interdisciplinar e na inclusão tecnológica. A proposta inclui estratégias como apresentações interativas, desenvolvimento de materiais didáticos e capacitações, consolidando o papel do projeto como mediador de inovação e formação integral. Com parcerias locais e participação em eventos como eventos escolares, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Mostra Nacional de Robótica, espera-se ampliar o alcance social do Metabots e fortalecer a relação entre a instituição e a sociedade. Como resultado se espera obter um aumento da difusão do conhecimento em robótica na comunidade externa, atender as demandas extensionistas regionais e democratizar o acesso à robótica do público em geral.
Coordenador: ravellar@iff.edu.br
Circuito Verde: ressignificando o e-lixo
Coordenador: Luiz Fernando Rosa Mendes
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido:
O desenvolvimento tecnológico e a cultura consumista vêm moldando a humanidade nesse século, contribuindo assim para a produção de lixo eletrônico (e-lixo) e, como consequência, aumentando o esgotamento dos recursos naturais, impactos no ambiente e na saúde humana. O e-lixo pode ser entendido como todos os tipos de equipamentos eletroeletrônicos (EEE) que foram descartados pelo proprietário como “lixo” e sem intenção de reutilização do produto. Em contrapartida, políticas globais como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e políticas nacionais, estaduais e municipais de resíduos sólidos como também ações de educação ambiental sobre o tema e-lixo vêm buscando mitigar seus impactos. Nessa esteira, o projeto em questão é uma renovação e continuará com objetivo de realizar a coleta e o descarte adequados do e-lixo e promover a educação ambiental por meio dessa problemática no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na Reserva Caruara. Para isso, a metodologia está organizada em três eixos de atuação (Físico, Artístico e Educativo) a partir de quatro etapas distintas, porém concomitantes e que se auto complementam (Física, Divulgação, Educação/ Acadêmica e Artística). Por fim, espera-se que projeto continue contribuindo para o fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão no IFF e a mitigação do e-lixo, a princípio junto à comunidade acadêmica do campus Campos-Guarus e aos visitantes da Reversa Caruara no município de São João da Barra–RJ, e possa ao menos cumprir duas metas dos 17 ODS da Agenda 2030.
Contato: lfmendes@iff.edu.br
Busca Ativa para promoção do Acesso e Permanência na EJA-EPT do IFF Campus Guarus
Coordenador: Saionara Rosa da Cruz
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes da Rede Pública Estadual e Municipal.
O projeto de extensão “Busca Ativa para Promoção do Acesso e Permanência no EJA-EPT no Campus Guarus” visa identificar, mobilizar e engajar o público-alvo dos cursos de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) no campus Guarus. Por meio de ações de divulgação e contato direto com potenciais estudantes e suas redes de apoio, o projeto objetiva aumentar a taxa de matrículas e garantir a permanência dos estudantes nos cursos, contribuindo para a inclusão educacional e profissional de jovens e adultos que estão fora do sistema educacional ou que buscam reingresso e qualificação.
Contato: saionara@iff.edu.br
IFFRun: Corrida de rua
Coordenador: Diego da Silva Sales
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores do IFF Guarus
O sedentarismo é um dos principais fatores de risco associados às doenças que mais causam mortes no Brasil, como infarto, acidente vascular cerebral e cânceres colorretal e de mama. Diante desse cenário, este projeto propõe a renovação e fortalecimento do grupo de corrida de rua IFFRun, com o objetivo de incentivar a prática regular dessa modalidade esportiva, contribuindo para a redução do sedentarismo, a promoção do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos participantes. O projeto é voltado para servidores e estudantes dos campi do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de pessoas da comunidade interessadas em praticar ou aperfeiçoar suas habilidades na corrida de rua. As atividades incluem treinos regulares em diferentes tipos de terreno, como asfalto e subidas, combinados com orientações sobre exercícios de fortalecimento muscular e mobilidade, essenciais para o desenvolvimento seguro e eficiente na modalidade e para a prevenção de lesões. Como parte das ações, será elaborado um calendário esportivo destacando os principais eventos de corrida de rua da região e do país, além de planejadas viagens para competições com a participação do grupo. O IFFRun também manterá postagens regulares em suas mídias sociais, com conteúdo relevante, como dicas de treinamento, relatos do dia a dia dos atletas, divulgação de eventos e o calendário esportivo. Ao final do projeto, espera-se consolidar um grupo ativo e bem informado sobre os benefícios e práticas da corrida de rua, contribuindo para a adoção de um estilo de vida mais saudável, com maior bem-estar, melhor qualidade de vida e maior conscientização sobre os riscos do sedentarismo.
Contato: dsales@iff.edu.br
Galeria de foto:
"SOS +" - Aplicativo como ferramenta educacional em primeiros socorros
Coordenador: Heleno Proveti Moreira
Extensionistas: Professores e estudantes do curso de Enfermagem – IFF Guarus
Público atendido: Professores e funcionários de escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes -RJ
O projeto tem como fundamento principal a criação de um aplicativo para dispositivos Android, que fornecerá informações essenciais sobre como agir em situações de urgência e emergência. Além de conteúdos informativos, o aplicativo incluirá vídeos, fotos e um quiz interativo com perguntas e respostas, permitindo que os usuários aprendam as principais ações a serem adotadas nessas circunstâncias.
Inicialmente, os bolsistas do projeto estarão dedicados à elaboração do aplicativo. Em seguida, planejamos visitar escolas e outros locais que reúnam um número significativo de pessoas para promover sua divulgação. Também consideramos outras estratégias de divulgação, tais como: redes sociais, criação de adesivos para serem colocados nos ônibus de transporte coletivo, supermercados, igrejas, shoppings, entre outros, utilizando links ou QR codes devidamente estampados nesses locais.
Com isso, buscamos alcançar um grande número de pessoas e, principalmente, disseminar informações cruciais para a comunidade, contribuindo para o bem-estar e a saúde de todos.
Contato: proveti@iff.edu.br
Projeto de Extensão Práticas Coletivas Musicais 2025
Coordenador: Pedro Henrique de Azevedo Cesario Silva
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido:
O projeto Práticas Coletivas Musicais tem como principal foco o estabelecimento de um espaço para a promoção de aulas de música de forma ampla para a comunidade dos Campi Guarus e do Colégio Estadual Benta Pereira entre licenciandos em música, estudantes da rede pública estadual, alunos do Ensino Técnico Regular, alunos do PROEJA, servidores e comunidade externa. As aulas serão ministradas por professores da Licenciatura em Música do IFF Guarus e um bolsista em espaços já existentes na instituição que contam com vários instrumentos disponíveis para o ensino, dentre o naipe de Sopros (Trompetes, Trombones, Flautas Transversais, Clarinete e Saxofones) e aulas de teoria musical, atendendo uma demanda da Fanfarra e Coral do Colégio Estadual Benta Pereira. As aulas Instrumentais serão distribuídas por nivelamento entre iniciantes e intermediários, com aulas auxiliares de teoria e percepção musical. O ensino-aprendizagem instrumental em música é parte da formação do graduando na área, além de permitir de forma gratuita a difusão de um conhecimento específico para toda a comunidade no entorno do IFF Guarus. A troca de conhecimento entre professor-aluno envoltas no ensino instrumental permite a ampliação do repertório cultural do ouvinte, a especialização do graduando em música e proporciona aos participantes do projeto uma prática artística que reúne conhecimentos adquiridos durante o curso em diversas disciplinas e, ao público em geral, a democratização de um patrimônio cultural musical, dentre instrumentos, acessórios, métodos e arranjos, que se encontram ociosos nas dependências do Instituto Federal Fluminense.
Contato: pedro.c.silva@iff.edu.br
Projeto MUSICAR: Programa de Musicalização Infantil para Crianças com Transtornos do Espectro Autista e outras vulnerabilidades 2025
Coordenador: Pedro Henrique de Azevedo Cesario Silva
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores do IFF Guarus
O projeto MUSICAR tem como principal foco o oferecimento de aulas de musicalização infantil e práticas de conjunto junto a população atendida pela APAE Campos, no bairro de Guarus. As aulas são ministradas por professores da Licenciatura em Música do IFF Guarus e um bolsista em espaços já existentes na instituição APAE junto aos professores que já ministram aulas semanais de música na instituição para crianças, adolescentes e adultos. As aulas são distribuídas, respeitando os turnos já estabelecidos pela APAE por nivelamento entre crianças, adolescentes e adultos com os mais variados quadros e diagnósticos entre TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, deficiências intelectuais e motoras e demais alunos com necessidades especiais. O ensino-aprendizagem na educação especial é parte da formação do graduando na área, além de permitir de forma gratuita a difusão de um conhecimento específico para toda a comunidade no entorno do IFF Guarus. A troca de conhecimento entre professor-aluno envoltas no ensino instrumental permite a ampliação do repertório pedagógico do licenciando, a especialização do graduando em música e proporciona aos participantes do projeto uma prática artística que reúne conhecimentos adquiridos durante o curso em diversas disciplinas e, ao público em geral, a democratização de saberes específicos da pedagogia musical produzidos e compartilhados pelo Instituto Federal Fluminense.
Contato: pedro.c.silva@iff.edu.br
Proteção em foco: saúde, vacinação e o combate à desinformação
Coordenadora: Geiza Danusia de Abreu Paes Retameiro
Extensionistas: Professores e estudantes do curso de Enfermagem – IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores da IFF Guarus, população de Campos dos Goytacazes e outras regiões.
A vacinação é uma estratégia essencial para a prevenção de doenças infecciosas, protegendo tanto os indivíduos quanto a comunidade por meio da imunidade coletiva. Apesar disso, desafios como o acesso limitado, a desinformação e a hesitação vacinal comprometem a adesão às campanhas de imunização, colocando em risco a eliminação de doenças evitáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica a hesitação vacinal como uma das maiores ameaças à saúde global, agravada pela propagação de desinformação científica (Infodemia). Nesse cenário, os profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, desempenham um papel crucial ao promoverem estratégias de educação e confiança no processo de vacinal. O objetivo desse trabalho é desenvolver materiais didáticos lúdicos e acessíveis sobre o calendário vacinal brasileiro, sendo implementado no ambulatório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus. A proposta busca combater a desinformação, facilitar o acesso à informação e aumentar a adesão à vacinação. O projeto envolve três etapas principais: revisão bibliográfica para seleção de fontes confiáveis, produção de materiais didáticos visualmente atrativos em parceria com estudantes e o laboratório LabMaker, e a instalação de materiais no ambulatório. Após a implementação, serão realizadas entrevistas qualitativas com os usuários para avaliar a compreensão e o impacto das informações sobre o calendário da vacina. Os resultados esperados incluem o aumento da adesão à vacinação, o combate à desinformação e maior engajamento da comunidade em atividades de promoção da saúde.
Contato: gretameiro@iff.edu.br
Mulheres de Aço
Coordenadora: Juliana Layber Mota Engelhardt
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido:
O presente projeto visa promover a inclusão feminina no setor metalmecânico do Norte Fluminense, uma área historicamente dominada por homens e crucial para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país. Através da proposição de um estudo aprofundado sobre a inserção feminina e os desafios enfrentados por mulheres na indústria, com foco na promoção da igualdade de gênero, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Durante a execução do projeto serão exploradas estratégias para superar as barreiras de gênero e criar oportunidades para a capacitação e empoderamento feminino, incentivando uma nova visão social e profissional sobre a participação das mulheres em áreas técnicas e industriais, através da proposição de rodas de conversas e palestras para comunidade. O projeto utiliza uma metodologia baseada em análise de dados atuais do setor, da promoção da capacitação profissional, entre outras ações extensionistas, buscando conscientizar a comunidade sobre o impacto e a importância da diversidade no setor. Espera-se que as ações promovidas pelo "Mulheres de Aço" resultem em melhorias concretas na qualidade de vida e nas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para as mulheres da região, além de contribuir para a formação de lideranças femininas e de um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, e discussão sobre a necessidade de criação de políticas públicas para igualdade de gênero.
Contato: juliana.mota@iff.edu.br
Extensão Universitária em Enfermagem como Estratégia para o Fortalecimento da Atenção Básica
Coordenadora: Camila Henriques Nunes
Extensionistas: Professores e estudantes do curso de Enfermagem – IFF Guarus
Público atendido: Estudantes da rede municipal de ensino vinculados ao Projeto EJA/EPT
O objetivo deste projeto é integrar os graduandos em Enfermagem na formação inicial e continuada dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vinculados ao Projeto EJA/EPT do Instituto Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Dessa forma, ao favorecer uma aprendizagem significativa, os alunos poderão desenvolver as habilidades de comunicação e articulação necessárias, assumindo o protagonismo necessário à sua formação e contribuindo com a sociedade. Este projeto também terá importante contribuição no desenvolvimento da curricularização da extensão em disciplinas do Bacharelado em Enfermagem. Serão realizadas atividades educativas mensais no Ambulatório de Ensino do campus Campos Guarus no âmbito dos cursos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias com a participação da comunidade: 1) Realização de rodas de conversa abordando tópicos da Política Nacional de Atenção Básica; 2) Desenvolvimento de grupos de apoio à saúde comunitária; 3) Planejamento e execução de campanhas de prevenção de doenças (como hipertensão, diabetes, imunização, entre outros). Busca-se contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, com foco na promoção de saúde e educação em saúde, capacitando futuros enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
Contato: camila.nunes@iff.edu.br
"Costumes em comum": tradições, redes de solidariedades e festividades no subdistrito de Guarus
Coordenador: Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido:
Guarus é um antigo distrito de Campos dos Goytacazes. Tradicionalmente, é uma região histórica, culturalmente rica e é uma localidade majoritariamente composta por pardos e pretos. Não obstante essa história rica em costumes e dotada de valores e especificidades locais, é ainda estigmatizada pelo poder público e pelos moradores da região central e áreas nobres de Campos. Nosso trabalho visa justamente identificar estes mecanismos estigmatizadores e mapear a rica cultura local por meio da organização de rodas de conversas com os moradores locais e convidar outros sujeitos para um momento cultural, no caso uma representação da dança do Jongo e exemplares da gastronomia e culinária local . Visa-se criar formas de empoderamento e protagonismos a estas sujeitos ao permitir o “lugar de fala” aos moradores previamente convidados para este evento.
Contato: rodrigo.l.oliveira@iff.edu.br
Conhecendo a Engenharia Ambiental: divulgação do curso para alunos elegíveis ao vestibular do IFF Campus Campos Guarus
Coordenadora: Camila Ramos de Oliveira Nunes
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido:
Diante dos efeitos negativos gerados pela ação do homem no meio ambiente, o engenheiro ambiental tem se mostrado cada vez mais importante no combate dos danos ambientais. Sendo assim, este projeto objetiva apresentar o curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental, sua matriz curricular e área de atuação profissional para alunos do ensino médio e vestibulandos de Campos dos Goytacazes, a fim de explorar o interesse dos estudantes para esta área tão importante para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o intuito do projeto é aumentar o número de inscrições no vestibular para Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, criando, assim, uma maior proximidade entre as escolas da região e o Campus Campos Guarus.
Camila: camila.r.nunes@iff.edu.br
Podcast: Entre Arte e Academia
Coordenador: Saulo Queiroz do Nascimento
Extensionistas: Professores e estudantes do IFF Guarus
Público atendido: Estudantes e servidores do IFF Guarus
O Podcast é um projeto de extensão que utiliza o formato de podcast para promover diálogos entre o universo acadêmico e a sociedade sobre temas relacionados à arte e cultura. Por meio de entrevistas com especialistas, professores, estudantes e artistas, os episódios exploram temas como a diversidade cultural, a arte como resistência social e o impacto cultural na contemporaneidade. A proposta visa construir um acervo digital acessível gratuitamente, com episódios dinâmicos e instigantes que fomentem o aprendizado contínuo e a valorização da arte.
Contato: snascimento@iff.edu.br