CAMPUS
CAMPOS GUARUS
Projetos de Extensão e Cultura
Conjunto de Música Popular Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus
Coordenador: Thomas Fontes Saboga Cardoso
Resumo: O presente projeto visa dar sequencia a um Conjunto de Música Popular Instrumental Criativa e Autoral, formado por um professor e seis alunos voluntários instrumentistas especialistas em seus instrumentos. Buscando interpretar um repertório principalmente autoral dos professores e alunos da comunidade acadêmica, e também de membros da comunidade circundante, mediante o projeto de Concursos de Composição, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver e fomentar a criação artístico-musical no curso, campus e região. Como objetivo secundário, pretendemos igualmente divulgar o trabalho realizado dentro da Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, através de vídeos e áudios lançados na internet.
Educação Patrimonial no Centro de Memória do Campus Campos-Guarus
Coordenador: Gustavo Gomes Lopes
Resumo:
A proposta visa à implementação de ações de Educação Patrimonial do Centro de Memória do Campus Campos-Guarus através do desenvolvimento de ações extensionistas relacionadas ao patrimônio cultural e histórico da cidade de Campos dos Goytacazes e da Região Norte e Noroeste Fluminense. A partir da mobilização de docentes, técnicos e estudantes potencialmente relacionados às áreas de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação e Design Gráfico e cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, as atividades se desenvolvem em dois núcleos:
(1) apropriação significativa do patrimônio cultural e histórico das Regiões Norte e Noroeste e
(2) experiências educativas com repositórios arquivísticos digitais e físicos.
As principais ações propostas são: visitações; oficinas; ciclo de palestras e seminários; digitalização de documentos e criação de repositório arquivístico; produção de material didático. As ações estão pautadas pela abordagem interdisciplinar que articula a concepção de educação patrimonial como um processo de mediação que supere à visão "monumentalizadora" do patrimônio cultural, reconhecendo-o como um campo de conflito e buscando a inserção significativa dos bens culturais nos espaços de vida das pessoas e dos grupos de pertencimento social. Por um lado, objetiva-se a valorização da referência ao território como espaço educativo e, por outro, a promoção do patrimônio cultural no âmbito da educação formal. O público participante pretendido será, preferencialmente: estudantes e educadores da rede pública de educação básica; estudantes de cursos de licenciatura de ciências humanas e sociais.
Ensino de Química como ferramenta para a verticalização do ensino no IFFluminense e no Enem
Coordenadora: Monica Maciel Elias
Resumo:
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, têm entre suas características a verticalização do ensino por parte de seus estudantes. Dessa maneira, se integra a educação básica com a educação superior, as duas ministradas na mesma instituição de ensino. Por outro lado, a instituição tem como objetivo, captar jovens residentes nas proximidades do campus Campos-Guarus, dessa maneira, estimular essa população a ingressar nos cursos de nível superior do IF Fluminense. Conhecendo a realidade da região e as dificuldades que passa a população do entorno do campus, deseja-se mostrar aos jovens da região que ele pode estudar nessa instituição. Enfim, o projeto destina-se a realizar aulas de química com estudantes de escolas públicas da região e com os estudantes do curso técnico do IFF campus Campos-Guarus. Nesse projeto ainda se almeja realizar atividades de orientação aos alunos de maneira a prepará-los para o dia da prova do vestibular. Durante o projeto, cada estudante poderá acompanhar as aulas gravadas, a aula sincrona via google meet, o grupo de whatsapp ou realizar atividades voltadas para sua preparação. Por ser de forma remota, o aluno poderá realizar as atividades citadas quando desejar. As ferramentas utilizadas têm como objetivo preparar o estudante para o vestibular e divulgar o IFFluminense nas escolas públicas da região.
Festival de Poesia do IFFluminense Campus Campos Guarus
Coordenadora: Aida Maria Jorge Ribeiro
Resumo: O Festival de Poesia do campus Campos Guarus é um projeto de Arte e Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), desenvolvido desde 2011. O projeto nasce dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da exposição dos movimentos literários pertinentes a cada série e alcança uma abrangência institucional que proporciona maior relação entre estudantes e servidores do campus Campos Guarus, promovendo também uma inter-relação com os campi do Instituto Federal Fluminense, levando até eles a oportunidade de integrar esse projeto, compartilhando sua arte com a comunidade do IFFluminense e comunidade externa local.
IFFRun: Um grupo de corrida de rua e caminhada
Coordenador: Diego da Silva Sales
Resumo: O sedentarismo está associado às doenças que mais causam morte no Brasil, entre elas estão infarto, acidente vascular cerebral, câncer de mama e câncer colorretal. A renovação deste projeto tem como objetivo manter o grupo de corrida de rua e caminhada IFFRun com propósito de motivar e auxiliar a prática destas modalidades esportivas, visando reduzir o sedentarismo e elevar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus integrantes. O público-alvo deste projeto são servidores e estudantes dos campi do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de qualquer pessoa que pratica ou tem interesse de praticar as modalidades mencionadas. Será realizado um evento acadêmico virtual com temáticas relacionadas a sedentarismo, corrida de rua e caminhada. Será buscado a parceira de um canal do YouTube, preferencialmente com vínculo no IFF, para transmissão ao vivo do evento e posterior disponibilização em playlist própria. Os integrantes do IFFRun serão orientados pelo bolsista do projeto, da área de Educação Física. Pretende-se elaborar um calendário esportivo com os principais eventos virtuais de corrida de rua e caminhada do país. Serão mantidas as postagens periódicas nas redes sociais do IFFRun com eventos esportivos e/ou acadêmicos, murais de treinos e provas, dia a dia dos atletas e dicas. Ao final, espera-se ter um grupo de pessoas com conhecimentos sobre ambas as modalidades, praticando-as e entendendo os verdadeiros riscos do sedentarismo.
Movi Mente: Saúde e Inclusão em foco
Coordenadora: Josemara Henrique da Silva Pessanha
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção junto a crianças e adolescentes com transtornos mentais atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi). O objetivo principal é desenvolver vivências da cultura corporal através de jogos e brincadeiras em conjunto com os usuários do CAPSi, visando o interesse pelas práticas corporais e estímulos ao aprendizado de forma interdisciplinar. A coordenação do projeto junto com os licenciandos do curso de Educação Física organizará oficinas recreativas no decorrer de maio a novembro/2021, priorizando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos participantes interessados, bem como buscar-se-á promover a inclusão através da ludicidade. Espera-se que esta oportunidade do projeto possa estimular as vivências da cultura corporal com regularidade, minimizar o comportamento sedentário, apresentar conhecimentos e benefícios da atividade física, além de tentar criar um sentimento de acolhida, vínculo e bem-estar entre os discentes de Educação Física, as crianças e adolescentes que frequentam o CAPSi e os profissionais da instituição. Estima-se momentos de aprendizado pessoal e profissional entre os envolvidos, tomando como referência a perspectiva de inclusão, tolerância e respeito no envolvimento semanal com as crianças e adolescentes participantes, buscando reconhecer e potencializar suas capacidades.
NUGEDIS e NEABI campus Campos Guarus
Coordenador: Jonas Defante Terra
Resumo: O Brasil tem conquistado importantes avanços no amadurecimento de sua recente democracia. Diante desses avanços alguns grupos sociais, ainda marginalizados e excluídos dos debates, vêm ocupando os espaços que antes eram somente acessados por cidadãos que possuíssem algum “padrão dominante” dentro de uma sociedade ainda patriarcal, machista, racista, misógina e LGBTfóbica. É acompanhando a ampliação do exercício da cidadania e de seus direitos que cidadãos LGBTs, negros, indígenas e demais minorias sexuais e mulheres ascendem ao debate para propor políticas públicas voltadas às suas necessidades básicas, enquanto Pessoas Humanas, de forma a garantirem uma vida com dignidade, respeito e proteção do Estado Democrático. Sendo assim, alinhado à Constituição Federal de 1988, bem como às normas internacionais de Direitos Humanos vigentes, este projeto propõe fomentar um importante debate, a nível local, por meio de discussões, encontros, palestras, cursos, mesas de conversas, pesquisas e cine debates sobre questões trazidas pelos Movimentos Negros, LGBT e Feminista. Considerando, ainda, as estatísticas que informam os números da violência contra mulheres e pessoas negras e LGBTs, este projeto é apresentado para promover, de modo a combater a intolerância contras esses grupos sociais junto à comunidade interna e externa do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, intervenções que tratam de temas como: Sexualidade e suas diversidades, assexualidade e suas diversidades, Identidade e Expressão de Gênero e Racial, Feminismo, Direitos Humanos, violência contra pessoas negras, LGBTs, violência de gênero, misoginia, Racismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Projetos IFF: Divulgação científica no YouTube
Coordenador: Diego da Silva Sales
Resumo: A divulgação científica pode ser entendida como o uso de ferramentas para popularizar informações científicas. No Instituto Federal Fluminense (IFF) a divulgação científica ocorre principalmente através de eventos científicos, entretanto, estes normalmente são frequentados apenas por professores e estudantes, possuem tempo de apresentação dos resultados dostrabalhos limitados e tem uma pequena participação da iniciativa privada. O YouTube, maior plataforma de vídeo da internet, vem sendo amplamente utilizado como uma ferramenta para promover a divulgação científica no Brasil. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo administrar e transmitir o programa “Projetos IFF” no YouTube, a fim de apresentar os diferentes tipos de projetos vigentes no IFF com participação de seus coordenadores e bolsistas, sendo mais uma opção para divulgação científica na instituição. Para tanto, será buscado uma parceria com um canal do YouTube para transmitir e disponibilizar o programa, caso esta não se concretize, será criado um canal próprio para esta finalidade.Posteriormente, serão definidos os critérios de seleção dos projetos vigentes convidados.Logo após, os coordenadores e bolsistas dos projetos serão convidados para participar do programa. Em seguida, serão preparados os materiais de divulgação do programa e os mesmos serão publicados nas redes sociais e em meios de comunicação oficiais do IFF. Serão elaborados certificado de participação para os coordenadores e bolsistas convidados. Serão buscadas parcerias com empresas, instituições e projetos para sorteio de brindes nos programas. Pretende-se apresentar dois episódios do “Projetos IFF” por mês, com duração aproximada de uma hora cada, com temas cientificamente atuais e relevantes, de forma dinâmica e descomplicada, passando pelos diferentes tipos de projetos vigentes no IFF e promovendo para toda comunidade um pouco do que é produzido na instituição. Espera-se realizar a divulgação científica e da instituição durante as apresentações dos episódios, uma vez que será natural a exposição da infraestrutura física e do capital intelectual dos campi do IFF, o que pode significar um aumento no número de pessoas conhecendo a ciência, o local e os profissionais que a fazem.
Projeto Toca Guarus: ensino de instrumentos musicais e prática instrumental coletiva.
Coordenador: Henrique Goncalves da Costa
Resumo:
O projeto visa desenvolver atividades de ensino e execução musical em grupo envolvendo instrumentos como Flauta, Violino, Violão e Teclado, proporcionando o contato com a pedagogia de instrumentos musicais e a dinâmica da formação e atuação em grupos musicais. Prevê também a realização de aulas e ensaios semanais (aproveitando a estrutura existente no campus de salas já equipadas com instrumentos como teclados e violões), nos quais são estudados aspectos técnicos da execução dos instrumentos e da metodologia de ensino coletivo de instrumentos musicais, e apresentações em público. O projeto é direcionado à comunidade local e tem interação direta com o curso de Licenciatura em Música. O projeto se constitui um espaço de democratização do acesso a bens culturais, a aprendizagem musical e a inclusão de pessoas desprovidas de melhores condições sociais em grupos musicais antes inacessíveis, assim como a curricularização da extensão para os estudantes do Curso de Licenciatura em Música.
Projeto Vitalidade
Coordenadora: Betina Ivana Terra Azevedo Arenari
Resumo:
O envelhecimento da população observado nas últimas décadas, e com previsão de crescimento para os próximos anos, demanda ações de saúde preventiva e de melhoria de qualidade de vida dos idosos. Nesse contexto, o IFF campus Campos Guarus recebe semanalmente, desde 2010, os idosos cadastrados no Projeto Vitalidade, visando melhorar a capacidade funcional, a autonomia e a inserção social dos participantes, além de promover a integração campus/ comunidade e propiciar projetos de pesquisa. Os idosos cadastrados são acolhidos por alunos do Técnico em Enfermagem, que realizam aferição de pressão arterial, assistem a palestras ou participam de oficinas em diversas áreas do conhecimento e realizam atividades físico-recreativas, sob supervisão da professora de Educação Física e estagiários do curso de Educação Física do IFF campus Campos Centro. Durante o período de pandemia, os encontros semanais continuam acontecendo de forma remota e, desse modo, atuam de forma valiosa como paliativo para os efeitos adversos do isolamento social, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população idosa. Assim, o projeto auxilia na melhoria da qualidade de vida dos idosos e se apresenta como excelente local de aprendizagem, pesquisa e interação entre o IFF e a comunidade externa.
Projeto Zara
Coordenadora: Raquel de Azevedo Carneiro
Resumo: O projeto Zara é uma proposta de trabalho interdisciplinar através de gestão de uma horta e um pomar nos espaços do Campus Campos Guarus. O nome do projeto deriva-se do hebraico e significa "semear", "jogar sementes", "preparar o campo". As hortas são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, promovendo vivências e resgatando valores tradicionais. O cultivo de hortas pode ser um valioso instrumento educativo. Os trabalhos com a terra e a natureza ensinam e desenvolvem de forma direta e indireta, a determinação, método, pensamento sistêmico, a percepção e organização do espaço e do tempo. O objetivo principal é promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais. Tais atividades tem a finalidade aproveitar os espaços ociosos do campus, desenvolver as habilidades e ampliar os conhecimentos dos estudantes, promover o bem-estar da comunidade escolar e a conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.
Rádio IFF Educativa
Coordenador: Saulo Queiroz Nascimento
Resumo: Rádio IFF Educativa é um projeto que se desenvolveu dentro de um ambiente escolar, isso se deu dentro do Instituto Federal Fluminense, exatamente no Campus Campos-Guarus. Esse projeto tem sido desenvolvido envolvendo alunos do ensino médio e alunos da Licenciatura. Porém, a adequação desse projeto nesse período de pandemia se deu a partir das ferramentas disponíveis no formato Homework, fornecendo assim domiciliarmente toda condição e aparato tecnológico para o justo funcionamento da plataforma digital streaming de Rádio Web. A sua configuração Educativa e em conexão com as redes sociais, proveu para o ouvinte toda inteiração e aprendizado e entretenimento, e abraçou também os professores e profissionais da região lhes dando condições e oportunidades de apresentarem suas contribuições via palestras, Aulas virtuais (AulaCast), e disponibilizando esse conteúdo em posterior via redes sociais (YouTube). Uma excelente oportunidade que se apresentou como uma das ferramentas visando contribuir com a sociedade nesses dias tão desafiadores.