CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Meio Ambiente

Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Guarus tem sua primeira defesa de TCC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/10/2016 13h10, última modificação 10/10/2016 17h14
A monografia sobre qualidade da água dos mananciais da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) foi defendida pela estudante Maria Alice Manhães.
Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Guarus tem sua primeira defesa de TCC

Willians, Henrique, Arthur, Maria Alice e Vicente (da esquerda para a direita), após a defesa do TCC.

 A primeira defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus, que forma a sua primeira turma no 2º semestre letivo de 2016, aconteceu na última sexta-feira, dia 30 de setembro.

 Intitulado “Avaliação da qualidade de água dos mananciais da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba com diferentes usos e ocupações do solo”, o trabalho, orientado pelo professor Vicente de Oliveira e coorientado pelo engenheiro químico Arthur Travalloni, foi defendido pela aluna Maria Alice Manhães.

 De acordo com a estudante, os objetivos do trabalho foram a avaliação da qualidade da água dos mananciais da EEEG, que é uma unidade de conservação e proteção integral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), localizada em São Francisco de Itabapoana, e a identificação das localidades que utilizam os mananciais e do impacto das comunidades sobre eles. A pesquisa contou com apoio do Laboratório de Monitoramento das Águas da Foz do Rio Paraíba do Sul (Labfoz) do Polo de Inovação.

 Nos levantamentos realizados, foi possível constatar que a região, que possui forte participação no setor agropecuário, o que implica no uso de agrotóxicos e fertilizantes, possui diversos problemas relacionados às ações antrópicas”, afirma Maria Alice, acrescentando que “os parâmetros físico-químicos e microbiológicos dos mananciais da Estação Ecológica se apresentaram, na maioria dos pontos, fora ou próximo dos limites estabelecidos na Resolução Conama 357/05”.

 Maria Alice ressalta que “é crucial que haja uma conscientização da população e dos produtores rurais sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, uma vez que os mananciais da Bacia do Rio Guaxindiba, além de serem importantes para o ecossistema, também são fundamentais para a própria população, que utiliza esse recurso natural”, afirma a estudante, que pretende ingressar no mercado de trabalho e complementar seus estudos, com a realização de um mestrado.

 O orientador Vicente de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, destaca que esta foi a primeira autorização para pesquisa do Instituto em uma unidade de conservação do Inea na região. “É o primeiro trabalho sobre qualidade da água na EEEG, que está de acordo com o plano de manejo da unidade. É uma ação de formação do aluno, que também ajuda a unidade de conservação e presta um serviço à sociedade”, pontua Vicente.

 O diretor-geral do Campus Campos Guarus, Christiano de Carvalho Leal, ressalta a importância da formação da primeira turma do primeiro curso de nível superior do campus, que recebeu, em junho deste ano, nota quatro na avaliação do MEC.

 “O Campus Guarus sente-se recompensado e gratificado pela conclusão de curso destes alunos. Fico muito feliz e honrado por participar deste momento. Estamos formando profissionais para atuar em uma área que, na minha opinião, é o maior problema que a humanidade enfrenta hoje, que é a questão ambiental; de como conciliar o desenvolvimento, os avanços tecnológicos com a sustentabilidade”, afirma Christiano.

 Além do orientador Vicente de Oliveira, fizeram parte da banca examinadora o professor Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, e o professor do Campus Itaperuna Willians Cordeiro. 


Comunicação Social da Reitoria