CAMPUS CAMPOS GUARUS

Competição

Estudantes do IFF chegam à fase final da Olimpíada Brasileira de Robótica

por Campus Campos Guarus publicado 12/11/2020 00h00, última modificação 12/11/2020 11h14
Equipe Pardal se classificou em primeiro lugar na etapa Estadual. A etapa Nacional acontece de 10 a 14 de Novembro.
ESTUDANTES DO IFF CHEGAM À FASE FINAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

A equipe de Robótica intitulada "Pardal", do Instituto Federal Fluminense (IFF), formada pelos estudantes Ítalo Magalhães (Técnico de Informática - Campus Campos Centro) e  Luiza Batista (aluna do Técnico em Eletrônica - Campus Campos Guarus) e pelo professor instrutor Rogério Avellar, alcançaram a melhor colocação na Modalidade Prática Nível 2 - Etapa Estadual - da Olímpíada Brasileira de Robótica (OBR). Para chegar a essa etapa, os estudantes passaram pela fase em que criaram um robô digital, totalmente autômato para participar de uma simulação. Nela, o robô precisa concluir o desafio de percorrer um caminho, desviar de obstáculos e resgatar vítimas que estão presas. A equipe participa agora da etapa Nacional, que está acontecendo de 10 a 14 de Novembro, de forma virtual, transmitida ao vivo em nosso canal do youtube:  www.youtube.com/olimpiadabrasileiraderobotica.

"A OBR é um excelente oportunidade para os alunos ampliarem seus horizontes e explorarem novos conteúdos além dos vistos em sala de aula, uma vez que a robótica em si não faz parte da grade curricular deles. Eles viram na prática que a mesma lógica dos algoritmos utilizados para desenvolver aplicativos também pode ser utilizada na automação dos robôs por meio dos motores e sensores", disse o professor Rogério.

"Acreditávamos que tínhamos um bom programa, mas ficar em primeiro lugar foi uma grande e grata surpresa. Inclusive porque este ano, devido à pandemia, todo o evento foi online e todas as nossas tarefas foram feitas de forma remota. Parabéns à equipe PARDAL. E vamos para a etapa Nacional!", complementou Rogério.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.