CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Visita Técnica

Estudantes visitam Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro

por Ascom IFF Guarus publicado 24/03/2025 12h14, última modificação 25/03/2025 11h29
A Visita técnica teve como principal objetivo apresentar as carreiras e áreas de atuação dos engenheiros ambientais nas ações de prevenção e monitoramento de desastres naturais.
Estudantes visitam CEMADEN-RJ

 Estudantes do curso de Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense, visitaram as instalações do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ), na última quarta-feira, dia 19 de março.  O CEMADEN-RJ foi estabelecido após o desastre na região serrana em 2011, com o objetivo de aprimorar as ações de prevenção e preparação da Defesa Civil estadual. A visita foi supervisionada pelos professores Philipe Ribeiro e Cláudia Oliveira.  

 De acordo com o professor, Philipe Ribeiro, a visita técnica foi viabilizada por meio de duas alunas que fazem estágio na Defesa Civil de Campos dos Goytacazes. Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo Diretor do CEMADEN, o tenente-coronel Alexander Anthony Barrera, que apresentou sua equipe, as carreiras e áreas de atuação profissional dentro do centro de monitoramento como, Meteorologista, Geólogo, Engenheiro de Dados e Hidrólogos, este último com formação dentro da carreira do Engenheiro Ambiental, por isso a relevância da visita para o curso, sobretudo nas disciplinas de Hidrologia e Climatologia, ministradas pelos professores Philipe Ribeiro e Claudia Oliveira, respectivamente.

 "Durante a visita técnica, os alunos puderem entender, de forma geral, a importância das prescrições, a forma que fazem as previsões em relação às chuvas, o uso de satélites, os tipos de dados que são utilizados e os alertas emitidos para desastres naturais. A visita foi muito importante, os alunos se sentiram interessados pela área de atuação, pela formação profissional e pela possibilidade de estarem inseridos na área de controle de desastres ambientais, uma carreira em franco crescimento devido às constantes mudanças climáticas no Brasil e no mundo", explicou o professor Philipe.

  Os alunos conheceram a sala de monitoramento de desastres naturais, setor diretamente ligado ao 190, onde se articulam com outros profissionais no alerta às mudanças climáticas, sobretudo aquelas que podem causar riscos à população, e a forma como emitem os alertas, via SMS, às Defesa Civis dos municípios diretamente ligados à atuação do CEMADEN, no Rio de Janeiro.  

 O CEMADEN-RJ tem fortalecido a cooperação técnica com as Defesas Civis municipais, promovendo treinamentos e compartilhando informações essenciais para a prevenção de desastres naturais. Recentemente, em janeiro de 2025, o centro coordenou um treinamento técnico-científico para integrantes das Defesas Civis da região serrana, focado na interpretação de dados de chuva e umidade do solo em tempo real, utilizando as Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas (PCDs Geo).  Além disso, o CEMADEN-RJ tem recebido visitas de diversas Defesas Civis municipais, visando aprimorar a automatização dos alertas de risco e fortalecer a integração entre as esferas estadual e municipal na gestão de desastres.