CAMPUS CAMPOS GUARUS

Intercâmbio

IFFluminense recebe professores noruegueses para Oficina de Criação da Ópera da Ciência

por Comunicação Social Campus Guarus publicado 30/03/2016 16h02, última modificação 01/04/2016 10h12
O projeto já capacitou grupos em 36 países para se apresentarem, simultaneamente, em Novembro, na mundialmente conhecida Grande Ópera Global da Ciência.
Grande Ópera da Ciência

O Campus Campos Guarus do IFFluminense recebeu os professores de Música e Teatro da Universidade Stord/Haugessund University College, Noruega, Kirsti Aksnes e Jonas Olsen. Os professores ministraram uma Oficina de Criação de uma Ópera da Ciência, numa parceria entre o Campus Guarus, a Secretaria Municipal de Educação de Campos e o Clube de Astronomia Louis Cruls.

A ação faz parte do Projeto Grande Ópera Global da Ciência, que está reunindo e capacitando grupos de 36 países para a apresentação da Grande Ópera, prevista para ser realizada em novembro, simultaneamente nos países com grupos capacitados. "Nosso objetivo maior é apresentar a ciência para os jovens de um modo mais agradável, mais leve", disse Kirsti Aksnes. Queremos que eles sejam multiplicadores desse método nas escolas que atuam"

Segundo o professor Marcelo de Oliveira, do Clube de Astronomia  Louis Cruls, parceiro na ação, este foi o primeiro grupo das Américas a ser capacitado. "Ficamos muito felizes em recebê-los aqui no Brasil para essa capacitação. A ópera falou sobre Asteroides e o Clube de Astronomia auxiliou na parte científica, na precisão dos dados", explicou Marcelo.

Toda parte musical foi coordenada por alunos e professores da Licenciatura em Música, em conjunto com  profissionais da rede municipal de ensino. "O intercâmbio tem valor inestimado no processo de aprendizagem. Uma experiência como essa, mundialmente conhecida, nos enriquece muito, afinal, construímos uma ópera!!, Exclamou o coordenador.

"Foi uma proposta desafiadora e estimulante, construir uma ópera em três dias. Os alunos participaram dessa criação coletiva e desconhecida por todos nós.", disse Adler Tatagiba, professor de Música.

O evento foi culminado com a apresentação da Ópera que o grupo produziu nos três dias de oficina. A apresentação foi dividida em cinco cenas contando a história de um cometa que virou estrela cadente.

registrado em: ,