CAMPUS CAMPOS GUARUS

EJA - EPT

Projeto EJA-EPT terá oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada no IFF

por Ascom IFF Guarus publicado 04/09/2024 19h00, última modificação 05/09/2024 15h28
Projeto EJA-EPT terá oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada no IFF

A equipe gestora do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) do Instituto Federal Fluminense (IFF) realizou, nesta quarta-feira, dia 04, no IFF Guarus, uma reunião estratégica com as Direções-gerais, de Ensino, de Políticas Estudantis e de Planejamento dos campi Guarus e Centro. O encontro, que teve como foco as propostas de ofertas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para as unidades, foi marcado por discussões colaborativas visando a ampliação das oportunidades educacionais para jovens e adultos.

Os cursos FIC têm papel fundamental na formação técnica de curta duração, atendendo às necessidades imediatas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal dos alunos. Integrados ao projeto EJA-EPT, que já promove a educação de jovens e adultos com um enfoque na qualificação profissional, esses cursos representam uma importante extensão das ações educativas do IFF, proporcionando novas oportunidades de inclusão social.

Durante a reunião, foram abordados pontos centrais sobre a viabilidade de novas ofertas, levando em conta as especificidades dos campi e as demandas regionais. O alinhamento entre as equipes garantiu uma visão integrada para que as ofertas dos cursos FIC possam atender ao público da EJA de forma eficaz e inclusiva.

O coordenador do projeto, Guilherme Batista, destacou a relevância da iniciativa: "Nossa meta é continuar fortalecendo o elo entre educação e profissionalização, garantindo que os estudantes da EJA tenham oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal", disse Guilherme.

"Esse diálogo entre os campi é essencial para que possamos oferecer cursos que façam a diferença na vida desses estudantes, proporcionando uma educação acessível, inclusiva e de qualidade para todos", explicou a Coordenadora Pedagógica do Projeto EJA-EPT, Saionara Cruz.

Com o apoio das direções-gerais e equipes de ensino, a expectativa é que, em breve, novas turmas dos cursos FIC sejam abertas, com maior diversidade de opções e flexibilidade para atender ao público da EJA-EPT. A iniciativa reforça o compromisso do IFF no atendimento de cursos para EJA-EPT.