CAMPUS MACAÉ

Notícias

Memória

“ReMOS IFF” entrevista antigos servidores

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 29/12/2023 15h13, última modificação 29/12/2023 15h13
Histórias contadas por servidores relembram a trajetória inicial do campus.
@remosiff.png

  O projeto de cultura Resgate da Memória Oral dos Servidores (ReMOS IFF) executado no Campus Macaé está produzindo uma série de entrevistas com servidores que atuaram ou atuam no campus desde sua inauguração. Desenvolvido pelos técnicos em Audiovisual, Leonardo Saleh e Miguel Gustavo Gomes, o objetivo é preservar, por meio de relatos, os primeiros momentos de funcionamento do campus a partir da visão dos personagens que viveram aquele momento. 

  Até o presente, o projeto já publicou 6 entrevistas. Veja a lista abaixo. A mais recente publicação é protagonizada pelo servidor Rubens Espósito, que foi um dos responsáveis por organizar o primeiro concurso para o quadro de trabalhadores e a seleção de estudantes do Campus Macaé. Além das histórias compartilhadas, Rubens apresentou documentos que referendaram sua fala. Foram tantos os aspectos abordados na entrevista, que o editor a desmembrou em três episódios.  Em sua fala, Espósito destacou a importância do projeto em preservar e fazer conhecer a história da instituição: “os estudantes precisam saber sobre a história dessa escola”.

  Além de contribuir para a memória institucional dos 30 anos do Campus Macaé, o projeto Remos proporciona aos estudantes voluntários Franklin Igor e Nathalia Aragão a vivência de produzir, gravar, editar e publicar conteúdo em áudio e vídeo. Possui parceria com o curso de História e com Centro de Memória do campus, que incluirá em seu acervo todo o material produzido. 

 

Lista de episódios publicados

Ana Lúcia Gonçalves - técnico-administrativo: https://www.youtube.com/watch?v=CDEBBA1i1nE

Luiz Braga e Galvani - professores: https://www.youtube.com/watch?v=0TjYtEX8z-4

Sérgio Tenório - professor: https://www.youtube.com/watch?v=bEAfG_3Yl58

Carlos Arthur - ex-diretor: https://www.youtube.com/watch?v=ss7rkywoU_k

Lourenço Carline - ex-diretor: https://www.youtube.com/watch?v=fALZTniueR0

Rubens Espósito - técnico-administrativo: Parte1: https://www.youtube.com/watch?v=fAdULE2XXis Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=yC0yacc6upk Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=xnnJp5bE1mM