CAMPUS MACAÉ

4ª Secai termina nesta quinta-feira

por admin publicado 04/04/2013 10h30, última modificação 18/12/2017 13h46
Último dia da 4ª Semana de Engenharia de Controle e Automação acontece nesta quinta-feira, dia 4, e traz minicursos, mesa redonda e rodada de recursos humanos.

Nesta quinta-feira, dia 4 de abril, a 4ª Semana de Engenharia de Controle e Automação do câmpus Macaé realiza seu último dia de atividades. A programação segue com minicursos, mesa redonda e rodada de recusos humanos, momento em que a instituiçao receberá as empresas da região para apresentar suas demandas de trabalho e captar currículos dos alunos.

Segundo o coordenador do curso, professor Robson da Cunha Santos, o diferencial desta edição da Secai foi a participação de empresas do ramo da robótica e de alunos de outros institutos federais. “Esse ano o evento também realizou visitas técnicas a empresas, o que não ocorreu nas outras edições”, comentou ele.

Na tarde de quarta-feira, dia 3, os participantes puderam assistir à palestra “Redes Neurais em Modelagem e Controle”, com o professor emérito da UFRJ, o Engenheiro de Eletrônica Luiz Caloba. O professor fez uma breve introdução sobre o tema, com o qual trabalha desde o início dos anos 90, e explicou suas formas de utilização, como por exemplo, na medicina, na indústria e na economia .

“O princípio das redes neurais é fazer a máquina processar da mesma forma que o ser humano”, disse o professor. Ele acrescentou que essa tecnologia, parte da área de Inteligência Computacional, pode ser aplicada em bolsas de valores, na prevenção de rupturas em dutos de petróleo e até na previsão de doenças, como câncer de mama e tuberculose.

Os minicursos acontecem nos laboratórios de informática, automação e servomecanismo. As demais atividades são realizadas no auditório do câmpus. Confira a programação no site http://secai.webnode.com.