CAMPUS MACAÉ

Alunos e professores em fórum internacional

por admin publicado 01/06/2010 17h30, última modificação 18/12/2017 13h42
Artigos científicos de autores do Instituto Federal Fluminense foram aprovados e apresentados na Conferência da Terra 2010, realizada este mês, em Olinda, Pernambuco.

Alunos e professores do IF Fluminense tiveram seus artigos científicos aprovados na Conferência da Terra 2010 – Fórum Internacional do Meio Ambiente. O evento foi realizado de 26 a 29 de maio, através da Universidade Federal da Paraíba, e reuniu cerca de mil e quinhentos participantes no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A conferência teve o objetivo de “apresentar à sociedade informações sobre os problemas, avanços e conquistas na área ambiental, especialmente no tocante às principais medidas adotadas para conservação do meio ambiente, controle e redução dos impactos socioambientais provocados pelas intervenções humanas”.

Os artigos aprovados abordaram assuntos de relevância regional e aplicabilidade em cenários nacionais, obedecendo ao tema central “Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade”. São eles:

• “Licenciamento Ambiental como estratégia para conservação da biodiversidade: avaliação comparativa das metodologias para cálculo da compensação ambiental empregadas no Brasil.”

Autores: Thays Cury Martins de Oliveira – Mestranda em Engenharia Ambiental;

Maria Inês Paes Ferreira – Doutora em Engenharia Química / Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (NUPERN);

Haydda Manolla Chaves da Hora – Graduanda em Engenharia de Controle e Automação Industrial, bolsista de Iniciação Científica PIBIC.

• “O impacto Secundário da Atividade Petrolífera na cidade de Macaé com base na foto interpretação de imagens aéreas.”

Autores: Rafael Nogueira Costa – Mestrando em Engenharia Ambiental;

Maria Inês Paes Ferreira – Doutora em Engenharia Química e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (NUPERN).

• “Reestruturação Produtiva e a distribuição da população em municípios da Bacia de campos.”

Autores: Maria Laura Monnerat Gomes – Mestranda em Engenharia Ambiental;

Luis de Pinedo Quinto Jr. – Doutor em Arquitetura e Urbanismo / Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.