CAMPUS MACAÉ

Alunos mergulham em praias de Búzios

por admin publicado 17/12/2013 14h27, última modificação 18/12/2017 13h47
Projeto contemplado por programa da Petrobras envolve prática esportiva de mergulho em apneia e estudo de impactos ambientais em regiões marinhas e costeiras.

Nessas segunda-feira (16), alunos do campus Macaé estiveram nas praias do Forno e João Fernandinho, em Búzios, onde praticaram mergulho na modalidade snorkeling, ou apneia. A prática esportiva consiste em utilizar uma máscara, nadadeiras e um tubo para respiração e é feita em águas rasas, geralmente nas regiões costeiras para apreciação da fauna e flora.

A atividade é parte do projeto “Estudo dos impactos antrópicos na zona marinha e costeira – uma experiência de mergulho no mar de Búzios”, coordenado pelo professor Cláudio Meirelles dos Reis, contemplado pela bolsa do Programa Formador de Recursos Humanos (PFRH) da Petrobras. Trata-se de uma proposta metodológica para a Educação Física fora do formato tradicional desportivo, incluindo conteúdos ambientais.

Para isso, são realizados mergulhos em apneia nos costões rochosos dos municípios da região, como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, onde observa-se uma infinidade de espécies e também ações impactantes do homem. “Os alunos participantes aprofundarão seus conhecimentos em pesquisas e apresentarão os resultados na Semana do Meio Ambiente de 2014, com exposições de fotos e mostra de vídeos subaquáticos produzidos por eles mesmos”, comentou o professor.

Numa segunda etapa, estudantes de outros campi do IF Fluminense e de escolas municipais vizinhas também poderão participar das atividades, visto que o projeto alia pesquisa e extensão.