CAMPUS MACAÉ

Alunos serão premiados por redação científica

por admin publicado 09/10/2014 17h05, última modificação 18/12/2017 13h46
Concurso Carlos Chagas de Redação Científica foi realizado no Campus Macaé para incentivar a escrita acadêmica. Premiação acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Premiação do concurso Carlos Chagas de Redação Científica acontecerá no próximo dia 22 de outubro, na praça Veríssimo de Melo, dentro das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participaram do concurso os alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé que desenvolvem projetos orientados por servidores.

Segundo o Diretor do Departamento de Inovação, Pesquisa e Extensão, Jader Lugon, o objetivo do concurso foi estimular a escrita da redação científica, preparando os alunos para a participação em eventos acadêmicos externos. Ele ressaltou que a premiação do concurso é exclusivamente pela escrita do aluno e não pelo projeto em si. “Não teríamos como comparar projetos em áreas tão diferentes, o que estamos observando é o envolvimento do aluno com seu projeto”, disse ele.

Os estudantes classificados do Ensino Médio e seus respectivos textos foram: Caroline de Matos Nunes, “A importância do registro cultural na comunidade do IFF Macaé”; Eliana Gonzalez Silva, “Redesenhando o futuro do campus Macaé do IF Fluminense”; João Marcos Freitas Alves, “Pesquisa para levantamento de dados ambientais em corpos hídricos a partir da programação em Arduínos”; Lucas Henriques dos Santos, “Monitoria de Pneumática e Hidráulica: contínuo aprendizado”.

Do Ensino Superior, foram selecionados: Ítalo Bruno Leão Bettega, “Utilização de

geoprocessamento e imagens de satélite para mapeamento de bioindicadores em uma área de restinga”; Jéssica Morgado Fialho, “Desenvolvimento de soluções para monitoramento ambiental

em corpos hídricos com uso de modelos matemáticos e engenharia de automação”, Matheus Ribeiro Yeh, “Projeto Navin: elaboração e programação de um protótipo de mini-embarcação para monitoramento de águas calmas”.

Em reunião com o Diretor da DIPE, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, os vencedores falaram sobre a experiência em participar do concurso. Para a aluna Caroline Nunes, “o desafio foi fazer as pessoas entenderem o projeto sem que estivessem inseridas nele”. Eliane Gonzalez acrescentou que foi importante o contato com o texto científico. “Além de obter conhecimento em redação científica, me aprofundei mais no meu projeto”, comentou ela.

Já o aluno Matheus Yeh, do 1º ano de Engenharia de Controle e Automação, desenvolve o projeto sobre um protótipo de mini-embarcação e se baseou no trabalho de conclusão de curso dos estudantes Luiz Gustavo e Renata Pessanha para escrever sua redação. “Minha animação com o projeto contribuiu para a participação no concurso e para o texto que escrevi”.

O primeiro lugar na categoria Ensino Médio/Técnico receberá um tablet. Para o Ensino Superior, o primeiro prêmio consiste em um Kit Arduíno. Todos os participantes receberão um certificado de honra ao mérito.