CAMPUS MACAÉ

Prêmio

Astronomia do Campus Macaé é premiada em Mostra de Extensão

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 07/11/2016 12h55, última modificação 09/11/2016 11h31
A VIII Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF, a I Mostra de Pós-graduação IFF-UFF e a XVI Mostra de Pós-graduação da Uenf foram eventos realizados durante a XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Foto astronomia Campus Macaé

Atividade realizada em Rio das Ostras pela projeto de Astronomia.

O projeto "Astronomia: Imagens e Pensamentos entre o Céu e a Terra" ficou em primeiro lugar na categoria Comunicação da VIII Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF, realizada em outubro, na cidade de Campos dos Goytacazes. A professora aposentada Nelma Ferreira dos Santos coordena o projeto que faz parte do Programa de Astronomia do IFFluminense.

O Clube de Astronomia Crux do Campus Macaé organiza observações celestes periódicas tanto dentro como fora do campus com o objetivo de divulgar a ciência de forma lúdica. Durante a observação são realizados mini-cursos sobre o objeto observado.  O público-alvo são os alunos e servidores do campus Macaé e a população em geral dos municípios de Macaé e Rio das Ostras.

O clube é composto pelos alunos bolsistas: Leonardo da Silva Neves (Eletrônica), Maria Eduarda Monerat Ferreira (Engenharia de Controle e Automação), Renata Mariana de Souza França (Eletrônica) do Campus Macaé e por ex-alunos voluntários: Gustavo Ribeiro Sacramento Strauss, Mateus Marques de Souza, Rafael Chaves Pereira dos Santos e Wesley Soriano Cordeiro.

Os equipamentos utilizados pelo projeto também permitem fazer astrofotografia. O grupo planeja fazer em breve uma exposição com as fotos tiradas durante as observações.