CAMPUS MACAÉ

Autonomia e renda

Aula inaugural do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFF Macaé destacou oportunidades e inclusão

por Divulgação publicado 17/10/2024 16h30, última modificação 17/10/2024 16h30
Estudantes do curso Auxiliar em Serviços Diversos participaram de cerimônia na Petrobras, em Imbetiba, Macaé.
autonomiaerenda-inaugural.jpg

Repletos de esperança e de muitos planos para o futuro, os estudantes da primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) iniciaram suas atividades no curso Auxiliar de Serviços Diversos. A aula inaugural foi realizada na tarde do dia 15 de outubro, na sede da Petrobras, em Imbetiba, e contou com a presença de gestores da Petrobras, do IFF e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul).

O evento celebrou o começo de uma nova jornada para os 40 alunos selecionados pelo Programa, que sonham em ter suas vidas transformadas pela qualificação profissional e oportunidades de trabalho. Questões como exclusão, invisibilidade, diferenças e preconceito foram temas abordados na programação, com espaço também para dinâmica realizada com os alunos, que puderam contar um pouco sobre suas experiências profissionais. A palestra foi ministrada pela Gerente Setorial do Compartilhado da Petrobras, Marina Ueda, que apresentou as estruturas da Petrobras e falou sobre empregabilidade e oportunidades.

Para o Reitor do IFF, Victor Barbosa Saraiva, é fundamental que o Programa consiga atingir cada vez mais a comunidade e que os cursos oferecidos possam chegar ao maior número de pessoas possível. “Essa parceria deve ser valorizada, pois quando falamos do Programa Autonomia e Renda Petrobras e dos Institutos Federais, falamos em dignidade. É um combustível para acesso a uma vida melhor”, destacou Victor.

Inclusão

A cerimônia marcou a importância da parceria entre as instituições para promover, por meio da educação, a inclusão social, um dos valores prioritários do Programa Autonomia e Renda Petrobras. “A grande inovação do Programa é promover a diversidade e o desenvolvimento social”, enfatizou o Agente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, Charles Vieira de Araújo. “Ficamos muito felizes em participar desse momento e poder contribuir para o futuro desses alunos”, comentou Lia Crespo Silva, também Agente de Relacionamento Comunitário da Petrobras.

O curso Auxiliar de Serviços Diversos apresenta, em sua matriz curricular, assuntos como Fundamentos de Comunicação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis, Procedimentos Operacionais, dentre outras disciplinas previstas no Projeto Pedagógico. Mas, para além da formação técnica, o Programa traz em seus objetivos principais a possibilidade de transformar realidades.

A aluna Ivaldene de Paiva Silva, de 38 anos, foi a primeira ingressante a efetivar sua matrícula, com muita animação e vontade de estudar. “Vi no curso uma possibilidade para me profissionalizar. Já fui vendedora e hoje estou desempregada, quero retornar ao mercado de trabalho e, assim, alcançar um futuro melhor", disse Ivaldene.

A expectativa não é diferente para o estudante Najjar Pessanha Resende, de 20 anos, que ainda não conseguiu ser aprovado em entrevistas de emprego. “Quis me inscrever para o curso porque é uma chance de me aperfeiçoar na minha profissão e conseguir uma boa oportunidade de trabalho”, contou.

O Programa visa contribuir para que grupos minorizados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sejam inseridas no mundo do trabalho a partir da formação profissional de qualidade. Aliado a isso, todos os estudantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 660,00, sendo R$ 858,00 para mulheres com filhos de até 11 anos. “Essa parceria entre Petrobras e Institutos Federais veio para transformar muitas realidades e para ampliar o alcance da educação. A educação muda a vida das pessoas”, ressaltou a coordenadora geral do Programa no IFF, Susan de Cassia Alexandre.

Oportunidades

A previsão é de que sejam abertas 310 vagas para o Campus Macaé do IFF nos próximos dois anos em cursos nos níveis Técnico Subsequente ao Ensino Médio e de Formação Inicial e Continuada-FIC. “O Programa representa mais do que uma oportunidade de aprendizado, é uma verdadeira ferramenta de transformação social. O compromisso que temos com a educação se fortalece quando abrimos portas para aqueles que mais precisam”, enfatizou a Diretora Geral do Campus Macaé, Aurea Yuki Sugai.

Juliana Gomes da Silva Vital, 30 anos, conta que comemorou muito quando viu o resultado do processo seletivo e a convocação para ocupar uma das vagas remanescentes da primeira turma. “Quero aprender muito, sempre procuro aproveitar cada chance que tenho. Sonho com um emprego fixo e em proporcionar um futuro digno para os meus três filhos”, disse Juliana.

Serão ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras os cursos FIC de Auxiliar em Serviços Diversos, Pintor Industrial e Isolador de Tubulações. Já os cursos técnicos serão nas áreas de Soldagem, Eletrotécnica, Planejamento e Controle da Produção, Automação e Metalurgia. Para quem deseja acompanhar os próximos editais do Programa, as informações estão disponíveis no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais oficiais do IFF.