CAMPUS MACAÉ

Notícias

Mestrado

Aula inaugural e simpósio do ProfEPT acontem dia 25 de março

por Campus Macaé publicado 16/03/2026 15h00, última modificação 16/03/2026 15h00
As atividades fazem parte da programação da instituição associada local; a aula inaugural nacional do ProfEPT será realizada em 20 de março.
noticia profept aula inaugural 2.jpg

  O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) realizará, no dia 25 de março de 2026, a Aula Inaugural da Turma 2026 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), integrada ao Simpósio de Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Norte Fluminense. O evento marca o início das atividades locais do Mestrado, que é ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

  O simpósio será realizado no Campus Macaé e contará com uma programação diversificada, reunindo professores, gestores, estudantes e egressos. A recepção dos estudantes terá início às 8h30, seguida da abertura oficial às 9h, com a participação da coordenadora do programa, Profa. Dra. Karina Hernandes Neves, do coordenador adjunto, Prof. Dr. Leonardo Salvalaio Muline, e de gestores convidados. Às 10h, será ministrada a Aula Inaugural com o tema Origem e identidade dos Institutos Federais, pelo Prof. Dr. Eliezer Pacheco, com mediação do Prof. Dr. Luiz Augusto Caldas.
  No período da tarde, a programação inclui:
• 13h – Palestra Inteligência Artificial: Ética e Currículo, com Profa. Dra. Bianca Acâmpora e Prof. Dr. Elizeu Roque
• 14h30 – Roda de conversa com egressos, mediada por Profa. Dra. Aline Couto e Prof. Dr. Thiago Soares
• 15h40 – Mostra de Produtos Educacionais, com Prof. Dr. Rodrigo Rosselini e estudantes convidados
• 16h30 – Encerramento
  Todas as atividades acontecem na sala de videoconferência do campus. O simpósio busca promover reflexões sobre os desafios e perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica, fortalecendo o diálogo entre pesquisa, prática pedagógica e inovação.

registrado em: