CAMPUS MACAÉ

Biblioteca do Campus Macaé ocupará novo espaço

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 25/02/2022 15h03, última modificação 25/02/2022 15h03
Colaboradores: Michelle Catunda
A partir do dia 07 de março a Biblioteca do Campus Macaé estará de mudança para o novo local.
nova biblioteca macaé.png

A Biblioteca do Campus Macaé iniciará o processo de mudança de mobiliário e acervo para novo espaço, localizado no térreo do bloco F. A nova Biblioteca ocupará um espaço de aproximadamente 490 m2 que abrigará o acervo de 12.494 títulos com 22.244 exemplares, e 166 periódicos com 5.940 títulos. O espaço do salão acomodará até 80 usuários, que terão a sua disposição as mesas para estudo de até 4 pessoas, cabines de estudo individual e 4 salas para estudo em grupo.

Para a mudança, o funcionamento dos serviços de empréstimo e consulta local estarão suspensos após o dia 7 de março, sendo possível apenas a devolução de livros. Nos dias 2, 3 e 4 de março, a equipe da biblioteca atenderá remotamente à dúvidas, elaboração de fichas catalográficas, formatação de TCCs e elaboração de nada consta pelos canais de atendimento

Os usuários que estão com livros emprestados, cuja data de devolução expira no período do carnaval devem solicitar a renovação do empréstimo pelo Sophia. Para fazer a renovação basta clicar em circulação/renovação o acesso é feito com o número de matrícula e senha cadastrada na biblioteca. Cada exemplar pode ser renovado por duas vezes.

Livros emprestados antes da pandemia devem ser devolvidos até o dia 8 de março. Após esse período, será cobrada multa diária por atraso, além da suspensão do cadastro para novas retiradas.

De acordo com o regulamento da Biblioteca, estudantes do Ensino Médio podem emprestar 2 livros por vez enquanto os de Ensino Superior podem retirar 2 livros técnicos e 1 livro de literatura. O prazo de devolução é de 7 dias. O regulamento está disponível aqui.

A coordenação da Biblioteca estuda também a possibilidade de implantação de uma pequena videoteca e de um espaço para o acervo infantil, visando proporcionar o acesso não só de estudantes do campus, mas também da comunidade da região.

Quanto à circulação, no ano de 2019 a biblioteca realizou um total de 27.724 circulações entre empréstimos e devoluções, e ainda 8.056 consultas locais. No terminal de atendimento via web foram 50.096 consultas e 9.430 no terminal de atendimento mobile.