CAMPUS MACAÉ

Campanha de Doação de Sangue em Macaé

por admin publicado 29/03/2012 15h55, última modificação 18/12/2017 13h46
Estudantes do Curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Macaé preparam trote solidário para os calouros com campanha de doação de sangue.

Os alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Macaé vão promover a Campanha de Doação de Sangue como trote solidário para os alunos calouros. A iniciativa vai contar com a Unidade Móvel do Hospital Ferreira Machado, de Campos dos Goytacaes, no dia 19 de abril, das 9h30 as 17h, no próprio campus. Servidores e estudantes podem participar.

A divulgação do Hospital dá dicas do que é preciso para ser um “sangue bom”:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 67 anos;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência social, carteira de habilitação ou passaporte).

O alerta é para os adolescentes entre 16 e 17 anos, que só podem doar sangue acompanhados pelo seu representante legal, com preenchimento de formulário, consentimento formal do responsável legal para cada doação, cópia de identidade oficial do responsável anexada. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Quem não deve doar:

• Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Quem teve gripe há menos de 15 dias;
  • Mulheres grávidas ou amamentando;
  • Portadores de doença crônica, como diabetes e hipertensão arterial severa;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
  • Usuário de drogas;
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos;
  • Quem fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano.